RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Iniciação científica na educação básica: reinvenção das relações de ensino e aprendizagem?

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Oliveira, Andréa da Silva;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1062566737850266;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Klaus, Viviane;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8988903289836641;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Iniciação científica na educação básica: reinvenção das relações de ensino e aprendizagem?;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa discute a implementação da Iniciação Científica (IC) no Ensino Fundamental II do Colégio Antônio Vieira (CAV) e partiu do seguinte problema: como a Iniciação Científica tem sido significada por professores e alunos do Colégio Antônio Vieira? Seus principais objetivos foram: compreender a historicidade da Iniciação Científica na Educação Básica; construir um diagnóstico da percepção dos alunos do 9º ano (EF II) do CAV, dos professores codocentes e dos coordenadores de Núcleos Juvenis sobre a Iniciação Científica na escola; iniciar uma reflexão sobre o componente curricular Iniciação Científica na escola, de modo a articular codocência, interdisciplinaridade e a (re)invenção das práticas pedagógicas por meio do ensino pela pesquisa. O estudo adotou como procedimento metodológico o questionário; e o trabalho foi composto por sete capítulos que tratam dos seguintes temas: justificativa da pesquisa e revisão de literatura; caminhos metodológicos; relações entre ciência e educação, historiando um pouco a trajetória das feiras de ciências no Brasil e como elas serviram para potencializar a inserção da Iniciação Científica e todas as atividades que fomentam a formação de sujeitos da pesquisa dentro da escola; o ensino por meio da pesquisa, evidenciando a relevância de observarmos como o lugar das perguntas costuma ser minimizado dentro da comunidade escolar; análise de questionários aplicados aos agentes sociais desta pesquisa e o cruzamento dos seus ditos; e considerações finais, que nortearão os caminhos pedagógicos a serem construídos a partir dos resultados obtidos. A análise se caracteriza como o produto da presente investigação, qual seja: um diagnóstico da percepção dos estudantes e professores do CAV sobre o componente curricular Iniciação Científica. O diagnóstico nos permitirá adensar as discussões sobre codocência, interdisciplinaridade e (re)invenção das práticas pedagógicas a partir da relação ensino-pesquisa.;
metadataTrad.dc.description.abstract This research discusses the implementation of Undergraduate Research in middle school at the Antonio Vieira School (CAV) and sought to answer the following question: how Undergraduate Research has been conceptualized by teachers and students of the Antonio Vieira School? Its main objectives were: to understand the history of Undergraduate Research in middle school; to design a diagnosis of the perception of the CAV 9th-year students, of the co-teachers and the coordinators of the Youthful Department on Undergraduate Research in the school; to initiate a reflection on the Undergraduate Research curricular component in the school, in order to articulate co-teaching, interdisciplinarity and the (re)invention of pedagogical practices by means of education through research. The study adopted the questionnaire as methodological procedure; and the text was composed of seven chapters that address the following subjects: justification for the research and literature review; methodological paths; relations between science and education, telling a little about the trajectory of the science fairs in Brazil and the way they served to potentialize the insertion of Undergraduate Research and all the activities that promote the education of research students of the school; education by means of research, showing the relevance of observing the way questions are usually disregarded inside of the school community; analysis of questionnaires answered by the participants of this research and data crossing; and final remarks, which will guide the pedagogical paths to be constructed from the achieved results. The analysis is characterized as the product of the study, which is: a diagnosis of the perception of students and teachers of the CAV School on the Undergraduate Research curricular component. The diagnosis enable us to deepen the discussions on co-teaching, interdisciplinarity and (re)invention of pedagogical practices from the teaching-research relationship.;
metadataTrad.dc.subject Iniciação científica; Ensino fundamental; Feira de ciências; Ensino; Pesquisa; Undergraduate research; Middle school; Science fair; Teaching; Research;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-07-20;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10061;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics