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Práticas pedagógicas inclusivas: diálogos entre gestão educacional e pedagogia Inaciana

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metadataTrad.dc.contributor.author Almeida, Carla Moura Morais;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/5991853958294025;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Rocha, Maria Aparecida Marques da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9462952469104050;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Práticas pedagógicas inclusivas: diálogos entre gestão educacional e pedagogia Inaciana;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho objetiva analisar as práticas pedagógicas inclusivas do Ensino Fundamental I dos colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) à luz da Pedagogia Inaciana. Para isso, discute-se as propostas implementadas a partir do olhar da Gestão Educacional, entendendo que essa esfera na escola subsidia as práticas que são organizadas com a finalidade de incluir os alunos. Para alcançar o objetivo dessa pesquisa foi escolhida a abordagem qualitativa, tendo como proposta metodológica o estudo de casos múltiplos, envolvendo três instituições pertencentes à RJE. Na coleta de dados, utilizou-se da análise documental, entrevista semiestruturada e roda de conversa. Os documentos fornecidos pelos colégios foram apreciados a fim de identificar as práticas pedagógicas inclusivas já implementadas. Foram entrevistados 14 gestores, contemplando: direção acadêmica, coordenação e orientação pedagógica, orientadores educacionais especializados e coordenadores do Núcleo para Inclusão e Atendimento Educacional Especializado. Nas Rodas de conversa, 14 professores que atuam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, apresentaram suas contribuições sobre as práticas pedagógicas inclusivas que se organizam nos colégios de atuação, trazendo uma avaliação sobre essas proposições. A análise de conteúdo, como estratégia de análise dos dados, possibilitou uma interação profícua com as práticas pedagógicas inclusivas dos colégios, configurando os diálogos provocados a partir dessa relação, onde se estabeleceu as categorias do estudo. Na análise dos documentos e narrativas foi possível perceber que os colégios fundamentam suas práticas pedagógicas inclusivas nas políticas nacionais e na Pedagogia Inaciana, arcabouço teórico que sustenta às práticas dos colégios. Os achados da pesquisa apontam que existe um diálogo entre as práticas pedagógicas inclusivas e a Pedagogia Inaciana nas instituições pesquisadas e demonstram que, para que esse diálogo possa ser cada vez mais efetivo, é necessário que uma nova cultura seja construída no que diz respeito a uma escola inclusiva, buscando novas formas de interação com os alunos, entendendo que a diferença é potência para o alcance de aprendizagens. Dessa forma, a Gestão Educacional ocupa um papel relevante, pois apoia a organização de práticas pedagógicas inclusivas, de políticas institucionais para o acolhimento desses alunos e apoia, também, os professores, no que tange à constituição de novas práticas pedagógicas e no movimento de formação pessoal e profissional, questões tão importantes na formação de excelência que propõem os colégios da RJE. Como proposta de intervenção apresenta-se a criação de grupos de trabalho, no âmbito das instituições e em Rede, para que as práticas pedagógicas inclusivas possam ser discutidas em prol da organização de diretrizes que orientem o trabalho das instituições e como proposta de formação nos colégios, a partir da troca de experiências exitosas.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present work aims to analyze the inclusive pedagogical practices of Elementary Education I of the colleges of the Jesuit Education Network (RJE) in the light of the Ignatian Pedagogy. For this, the proposals implemented from the perspective of Educational Management are discussed, understanding that this sphere in the school subsidizes the practices that are organized with the purpose of including students. To achieve the objective of this research, the qualitative approach was chosen, having as a methodological proposal the study of multiple cases, involving three institutions belonging to the EJN. In the collection of data, it was used the documental analysis, semi-structured interview, and conversation circle. The documents provided by the colleges were assessed to identify the inclusive pedagogical practices already implemented. 14 managers were interviewed, contemplating: academic direction, coordination and pedagogical guidance, specialized educational advisors and coordinators of the Center for Inclusion and Specialized Educational Assistance. In the conversation circles, 14 teachers who work from the 1st to the 5th year of elementary school, presented their contributions on the inclusive pedagogical practices that are organized in the acting schools, bringing an assessment of these propositions. Content analysis, as a data analysis strategy, enabled a fruitful interaction with the schools' inclusive pedagogical practices, configuring the dialogues provoked from this relationship, where the study categories were established. In the analysis of the documents and narratives, it was possible to notice that the schools base their inclusive pedagogical practices in national policies and in the Ignatian Pedagogy, a theoretical framework that supports the practices of the schools. The research findings point out that there is a dialogue between inclusive pedagogical practices and Ignatian Pedagogy in the researched institutions and demonstrate that, for this dialogue to be increasingly effective, it is necessary that a new culture be built with respect to an inclusive school, seeking new ways of interacting with students, understanding that the difference is power to achieve learning. In this way, Educational Management plays an important role, as it supports the organization of inclusive pedagogical practices, institutional policies for the reception of these students and supports teachers, about the constitution of new pedagogical practices and in the training movement. personal and professional, issues so important in the formation of excellence that the RJE colleges propose. As an intervention proposal, the creation of work groups is presented, within the institutions and in the Network, so that inclusive pedagogical practices can be discussed in favor of the organization of guidelines that guide the work of the institutions and as a proposal for training in schools, based on the exchange of successful experiences.;
metadataTrad.dc.subject Práticas pedagógicas inclusivas; Pedagogia Inaciana; Gestão educacional; Inclusive pedagogical practices; Ignatian pedagogy; Educational management;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-04-29;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10064;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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