Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Pinto, Vinícius Soares;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0301759794396238;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Costa, Daianny Madalena;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Magis inaciano e discernimento: fortalezas para gestão;
metadataTrad.dc.description.resumo O objetivo deste trabalho foi analisar os desafios do modo de proceder inaciano na relação com traços do neoliberalismo que guardam afinidade com inúmeros contratempos existentes neste início do século XXI, a partir do contexto do Colégio Medianeira e de contribuições de diretores da Rede Jesuíta de Educação. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, dividida em três momentos: o primeiro é dedicado à estruturação do estudo em consonância com as motivações do autor; o segundo, à elaboração do referencial teórico por meio de pesquisa bibliográfica e documental; e o terceiro, à coleta e à análise de dados por meio de questionário on-line dirigido a diretores em exercício de colégios jesuítas pelo Brasil. A principal conclusão da pesquisa foi de que o magis inaciano e o discernimento continuam sendo fortalezas de gestão para o bem comum, mesmo em cenários de crise, pois agem como força motriz nos profissionais da Companhia de Jesus para a autoconsciência e a inventividade. No entanto, a análise evidenciou que a fidelidade à missão diante do contexto neoliberal não é tarefa simples. Desta forma, no fim desta pesquisa, é sugerida uma proposta de intervenção no Colégio Medianeira que prevê a formação regular de suas lideranças intermediárias com foco na troca de experiências sobre a aproximação dos conceitos do carisma inaciano com a práxis. Entende-se que a estratégia pode possibilitar maior engajamento à missão e à superação de tendências neoliberais no ambiente escolar.;
metadataTrad.dc.description.abstract The main objective of the present work is to analyze the challenges of the Ignatian way of proceeding in relation to traces of neoliberalism that have an affinity with the countless setbacks that existed at the beginning of the 21st century, from the context of Colégio Medianeira and contributions from directors of the Jesuit Education Network. The methodology applied was the qualitative approach, divided into three moments: the first is dedicated to structuring the study in line with the author's motivations; the second, the elaboration of the theoretical framework through bibliographic and documentary research; and the third, the collection and analysis of data through an on-line questionnaire addressed to directors in charge of Jesuit schools in Brazil. The main conclusion of the research was that the Ignatian magis and the discernment continue to be management strengths for the common good, even in crisis scenarios, as they act as a driving force in the professionals of the Society of Jesus for self-awareness and inventiveness. However, the analysis showed that fidelity to the mission in the face of the neoliberal context is not a simple task. Thus, at the end of this research, a proposal for intervention at the Colégio Medianeira is suggested, which provides for the regular training of its intermediate leaders with a focus on the exchange of experiences on the approximation of the concepts of the Ignatian charism with praxis. It is understood that the strategy can enable greater engagement with the mission and the overcoming of neoliberal trends in the school environment.;
metadataTrad.dc.subject Magis inaciano; Neoliberalismo; Gestão educacional; Tempos de crise; Bem comum; Ignacian magis; Neoliberalism; Educational management; Crisis times; Common well;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-04-05;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10067;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics