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O Curso Normal do Centro de Ensino Graça Aranha nas representações memorais das normalistas egressas (1985 a 2004)

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Autor Silva, Roza Maria Soares da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2879476421027517;
Orientador Witt, Marcos Antonio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5004407197335303;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O Curso Normal do Centro de Ensino Graça Aranha nas representações memorais das normalistas egressas (1985 a 2004);
Resumo Nesta pesquisa, analisam-se as representações memoriais que as normalistas, egressas do Curso Normal do Centro de Ensino de 2º Grau Graça Aranha, têm sobre a escola e o seu papel na cidade de Imperatriz e na região Tocantina. Utiliza-se, como marco temporal, o final do século XX e início do século XXI. Assim, considera-se estar fundamentada na história do tempo presente, a qual traz para discussão as nuances do Curso Normal. Curso esse que no seu desenvolvimento sob construir especificidade própria, de acordo com as necessidades provenientes de um município maranhense em pleno crescimento econômico. A presente investigação ancora-se nas representações memoriais das egressas, as quais descortinam elementos importantes que vão ao encontro de autores que reconhecem que toda instituição escolar pública, em sua composição, conserva uma organização e estrutura de acordo com as Leis de Diretrizes e Bases Nacional, em vigor, mas que, também, mantém uma vinculação com a sociedade mais ampla na qual está inserida. Nesse movimento, considera-se que as interações e as trocas culturais que aconteceram no Curso Normal do Graça Aranha, traduzidas na teoria e na prática, foram a base de formação pedagógica para que as egressas se tornassem profissionais da educação e se constituíssem sujeitos na tessitura entre a escola e a sociedade. As fontes escritas e as orais contribuíram para emergir a história não apenas do Curso Normal, mas, também, das questões sociais as quais apontaram para a confirmação da tese de que o curso, em questão, oferecido pelo Centro de Ensino Graça Aranha, teve um importante papel no desenvolvimento do Projeto Político Educacional da Região Tocantina especificamente no que tange à formação de professores primários.;
Abstract In this research, we analyze the memorial representations that the teaching students, graduates of the Normal Course at the Graça Aranha High School Teaching Center, have about the school and its role in the city of Imperatriz and in the region of Tocantina. The end of the 20th century and the beginning of the 21st century are used as a time frame. Thus, it is considered to be based on the history of the present time, which brings to discussion the nuances of the Normal Course. A course that in its development under its own specificity, according to the needs arising from a municipality in Maranhão in full economic growth. The present investigation is anchored in the memorial representations of the graduates, which reveal important elements that meet authors who recognize that every public school institution, in its composition, maintains an organization and structure in accordance with the National Guidelines and Bases Law , in force, but which also maintains a link with the broader society in which it operates. In this movement, it is considered that the interactions and cultural exchanges that took place in the Graça Aranha Normal Course, translated into theory and practice, were the basis of pedagogical training so that the graduates became education professionals and became subjects in the fabric. between school and society. Written and oral sources contributed to emerge the story not only of the Normal Course, but also of social issues which pointed to the confirmation of the thesis that the course in question, offered by the Graça Aranha Teaching Center, had a important role in the development of the Political Educational Project of the Tocantins Region, specifically with regard to the training of primary teachers.;
Palavras-chave Curso normal; Memórias e representações; Formação pedagógica; Normal course; Memories and representations; Pedagogical training;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::História;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-07-02;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10069;
Programa Programa de Pós-Graduação em História;


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