Autor |
Lopes, Eduardo Abranches Silva; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4427671860032534; |
Orientador |
Ghisleni, Ana Cristina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6448185346010413; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Para além da técnica: a formação integral e seus impactos na vida dos egressos de cursos técnicos; |
Resumo |
Esta pesquisa tem como tema a formação integral proposta pela Companhia de Jesus e seu impacto social na vida dos estudantes matriculados nos cursos técnicos da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa. A questão problematizadora foi: “Em que medida a formação integral proposta pela Companhia de Jesus impacta socialmente na vida dos egressos dos cursos técnicos da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa? ”. O objetivo geral da pesquisa tratou de avaliar em que medida a proposta de formação integral jesuítica impacta socialmente na vida dos egressos dos cursos técnicos da ETE FMC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o uso de entrevistas com egressos e com a utilização de dados secundários levantados a partir de pesquisa contratada. O delineamento adotado foi o estudo de caso. Além da utilização de dados secundários, a coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas e por análise documental, na busca pela compreensão dos impactos planejados pela instituição percebidos pelos estudantes e alcançados pelos egressos. Para alcance dos objetivos foram retomadas a proposta de formação integral da Companhia de Jesus e os elementos presentes na proposta formativa da ETE FMC. Além disso, foi feito um histórico da organização
dos ensinos médio e técnico no Brasil e foram estudados conceitos relacionados à educação, ao trabalho, à educação vocacional, à juventude e, finalmente, à avaliação. O referencial teórico fundamentou-se documentos da Companhia de Jesus e nos
autores Manacorda, Marx e Engels, Barbosa e Deluiz, Schwartzman, Kuenzer, Afonso, Souza, Scriven, entre outros. Os resultados da pesquisa confirmam que a instituição impacta positivamente na vida dos egressos; no entanto, a partir da análise dos documentos, dos dados secundários e das entrevistas realizadas, são indicados
pontos de fragilidade. Como intervenção, o estudo propôs um plano com multiplicidade de ações, visando robustecimento dos pontos identificados como frágeis.; |
Abstract |
The theme of this research is the integral education proposed by the Companhia de Jesus and its social impact on the lives of students enrolled in technical courses at the Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa. The problematizing question was: “To what extent does the integral education, proposed by the Companhia de Jesus, impact socially on the lives of the graduates of the technical
courses of the Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa? ”. The general objective of this research was to evaluate to what extent the proposal of comprehensive Jesuit formation socially impacts the lives of graduates of technical courses at ETE FMC. This is a qualitative research, using interviews with the graduates and secondary data collected from the contracted survey. The research design adopted was the studied case. In addition to the use of secondary data, data collection took place through semi-structured interviews and document analysis, seeking to understand the impacts planned by the institution, perceived by the students and achieved by the graduates. In order to reach the objectives, it was taken up the
proposal of integral formation of the Companhia de Jesus and elements present in the formation proposal of ETE FMC. In addition, a historic data from educational institutions of high school and technical formation in Brazil was made and concepts related to education, work, vocational education, youth and, finally, evaluation were studied. The theoretical reference was based on documents from the Companhia de
Jesus and the authors Manacorda, Marx and Engels, Barbosa and Deluiz, Schwartzman, Kuenzer, Afonso, Souza, Scriven, among others. The research results confirm that the institution has a positive impact on the graduates’ lives; however, from the analysis of documents, secondary data and the interviews, points of fragility are indicated. As a mediation, the study proposed a plan with a multiples actions, aimed
at strengthening the points identified as fragile.; |
Palavras-chave |
Formação integral; Impacto social; Ensino médio técnico e tecnológico; Integral training; Social impact; Technical and technological high school; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-07-30; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10114; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |