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Produção textual em sala de aula: uma experiência com o gênero podcast em turma de 7º ano do ensino fundamental

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Autor Moura, Ana Célia Soares;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5103044025619435;
Orientador Carnin, Anderson;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3357536032967630;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Produção textual em sala de aula: uma experiência com o gênero podcast em turma de 7º ano do ensino fundamental;
Resumo O ensino de língua materna, durante muito tempo, esteve ligado às concepções de ensino da gramática e/ou das tipologias textuais. Com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCN – (BRASIL, 1998) e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC – (BRASIL, 2018), o ensino foi direcionado para o estudo de gêneros discursivos/textuais e das práticas de letramentos. A BNCC tem norteado, ainda, sua atenção na abordagem das tecnologias digitais e da comunicação online nas aulas de língua portuguesa. Nesse contexto de mudanças, vislumbramos responder ao seguinte problema de pesquisa: Como o gênero podcast, trabalhado a partir de um projeto de ensino pode permitir o desenvolvimento linguístico dos estudantes, nas aulas de produção textual? Analisamos de que modo as atividades didáticas de produção textual do gênero podcast podem contribuir para o desenvolvimento linguístico oral e escrito de uma turma de 7° ano do ensino fundamental de uma escola privada de Teresina, considerando os seguintes objetivos específicos: verificar o desenvolvimento das produções textuais inicial e final dos alunos, considerando o conteúdo composicional, o conteúdo temático e o estilo; analisar, a partir das produções textuais, de que modo os alunos concebem e compreendem o gênero podcast; verificar os possíveis efeitos dos recursos didático-pedagógicos utilizados durante todo o trabalho desenvolvido nas oficinas em relação ao ensino do referido gênero. A pesquisa, desenvolvida no cenário pandêmico que reconfigurou o ensino à modalidade durante mais de um ano, foi desenvolvida à luz dos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999), concebendo a linguagem como forma de interação social, a partir de autores como Bakhtin (2011), Bronckart (2012), Guimarães e Kersch (2012), Kleiman (2010) e Marcuschi (2008). Este trabalho, de cunho exploratório e qualitativo, utilizou os métodos indutivos na geração e análise dos dados, por meio de uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005). Os resultados alcançados nos permitem considerar que o domínio do gênero podcast pelos discentes foi bem-sucedido, tendo-se as oficinas contribuído para o desenvolvimento linguístico oral público de domínio da leitura e da escrita. Além disso, o cotejo entre a análise da produção textual do podcast e dos questionários respondidos pelos alunos após a realização do projeto revelou a apropriação dos conhecimentos esperados para uma turma de 7º ano no que concerne ao trabalho com produção textual em sala de aula. Esta pesquisa colabora, portanto, para o campo de estudos ao reiterar a pertinência do trabalho com gêneros em sala de aula e a possibilidade de implementação das orientações da BNCC no ensino de língua portuguesa na escola, mesmo diante do contexto das aulas remotas em decorrência da pandemia.;
Abstract The teaching of the native language for a long time was linked to the concepts of teaching grammar and/or textual typologies. With the advent of the National Curriculum Parameters for the Portuguese Language - PCN - (BRASIL, 1998) and the Common National Curriculum Base - BNCC - (BRASIL, 2018), teaching was directed towards the study of discursive/textual genres and literacy practices. BNCC has also directed its attention to the approach of digital technologies and online communication in Portuguese language classes. In this context of changes, we intend to answer the following research problem: How the podcast genre, worked from a teaching project, can allow the linguistic development of students in textual production classes? We analyze how the textual production teaching activities of the podcast genre can contribute to the oral and written linguistic development of a 7th grade elementary school class in a private school in Teresina, considering the following specific objectives: to verify the development of initial and final textual productions of students, considering compositional content, subject content and style; analyze, from the textual productions, how students conceive and understand the podcast genre; verify the possible effects of the educational and pedagogical resources used throughout the work developed in the workshops in relation to the teaching of this genre. The research was developed in the light of the theoretical-methodological assumptions of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999), conceiving language as a form of social interaction, based on authors such as Bakhtin (2011), Bronckart (2012), Guimarães and Kersch (2012) , Kleiman (2010) and Marcuschi (2008). This exploratory and qualitative work used inductive methods in the generation and analysis of data, through a research-action (TRIPP, 2005). The results achieved allow us to consider that the mastery of the podcast genre by the students was successful, with the workshops having contributed to the public oral linguistic development of mastery of reading and writing. In addition, the comparison between the analysis of the textual production of the podcast and the interviews answered by the students after the accomplishment of the project revealed the appropriation of knowledge expected for a 7th grade class regarding work with textual production in the classroom. Therefore, this research contributes to the field of studies by reiterating the relevance of working with genres in the classroom and the possibility of implementing the BNCC guidelines in Portuguese language teaching at school.;
Palavras-chave Ensino de língua portuguesa; Podcast; Projeto de ensino; Portuguese language teaching; Podcast; Teaching project;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-08-02;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10119;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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