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Padrões alimentares e fatores associados em escolares do 1º ano do ensino fundamental de escolas municipais de São Leopoldo, RS

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Autor Bratkowski, Gabriela Rodrigues;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4341503467706475;
Orientador Henn, Ruth Liane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2594640651255954;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Padrões alimentares e fatores associados em escolares do 1º ano do ensino fundamental de escolas municipais de São Leopoldo, RS;
Resumo O objetivo deste trabalho foi identificar padrões alimentares (PA) e seus fatores associados em escolares do 1º ano do ensino fundamental matriculados nas escolas municipais de São Leopoldo, RS. Trata-se de um estudo transversal, de base escolar, com uma amostra de 782 escolares de 6 a 8 anos de idade. Este trabalho fez parte da pesquisa "Adesão aos 10 passos da alimentação saudável para crianças entre escolares do 1º ano das escolas municipais de ensino fundamental de São Leopoldo, RS". Os dados foram coletados em 2011, por meio de um questionário estruturado, padronizado e pré-codificado, aplicado à mãe/responsável pelo escolar, por entrevistadores treinados, após estudo piloto. Por meio do método estatístico de análise de componentes principais, foram encontrados quatro padrões na população estudada: PA1 ("frutas, verduras e peixe"); PA2 ("doces e salgadinhos"); PA3 ("laticínios, apresuntado e biscoitos") e PA4 ("comum brasileiro"). Foram testadas associações destes padrões com variáveis sociodemográficas, comportamentais e insegurança alimentar (IA). Para isso, foram calculadas razões de prevalência brutas e ajustadas, por meio de regressão de Poisson. Após ajuste, a probabilidade de adesão ao PA1 foi 55% maior entre os que realizavam o desjejum (p=0,038) e aumentou linearmente com a diminuição na frequência de refeições em frente à tela (p=0,015). A adesão ao PA2 diminuiu linearmente com o aumento da escolaridade materna (p=0,020) e com a diminuição na frequência de refeições em frente à tela (p=0,015). À medida que aumentou a escolaridade materna, observou-se maior probabilidade de adesão ao PA3 (p=0,030) e menor ao PA4 (p=0,48). Escolares com IA e suficientemente ativos apresentaram maior probabilidade de adesão ao PA4 (44% e 45%, respectivamente). Os resultados apontaram para a influência de fatores socioeconômicos, da IA e de aspectos comportamentais na adesão aos PA encontrados. Os achados deste estudo são pertinentes, visto que corroboram com outros encontrados na literatura, podendo ser utilizados para o embasamento de futuras ações que promovam mudanças de hábitos e comportamentos alimentares. Além disso, quando se trata de crianças, a alimentação precisa de atenção especial, tendo em vista que esta é uma fase de crescimento, desenvolvimento e formação de hábitos alimentares.;
Abstract The aim of this study was to identify dietary patterns (DP) and associated factors in students of 1st year of primary school enrolled in public schools in São Leopoldo, Brazil. It is a transversal study, school-based, with a sample of 782 school children 6-8 years old. This study was part of the research "Adherence to 10 steps of healthy eating for children between students of 1st year of elementary school of public schools in São Leopoldo, RS." Data were collected in 2011 through a structured, standardized, pre-coded questionnaire applied to the mother / guardian by school, by trained interviewers, following a pilot study. Using the statistical method of principal component analysis, four patterns were found in the studied population: DP1 ("fruits, vegetables and fish"); DP2 ("sweet and salty"); DP3 ("dairy, ham and cookies") and DP4 ("common Brazilian"). Associations were tested with these patterns with sociodemographic, behavioral variables and food insecurity (FI). To this, prevalence ratios, crude and adjusted, were measured through the Poisson regression testing. After adjustment, the probability of adherence to PA1 was 55% higher among those who made breakfast (p=0.038) and increased linearly with decreasing frequency of meals in front of the screen (p=0.015). The adherence to PA2 decreases linearly with increasing maternal education (p=0.020) and with the decrease in the frequency of meals in front of the screen (p=0.015). With increasing maternal education, there was a higher probability of adherence to PA3 (p=0.030) and lower to PA4 (p=0.48). Students with FI and sufficiently active were more likely to adhere to PA4 (44% and 45%, respectively). The results showed the influence of socioeconomic factors, FI and behavioral aspects of adherence to DP. The findings of this study are relevant, since corroborate others found in the literature and may be used for the basis of future actions that promote changes in habits and eating behaviors. Furthermore, in relation to childhood, the feeding needs special attention, considering that this is a stage of growth, development and formation of food habits.;
Palavras-chave Padrões alimentares; Comportamento alimentar; Escolares; Análise de componentes principais; Dietary patterns; Feeding behavior; Students; Principal component analysis;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Saúde Coletiva;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-08-21;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10211;
Programa Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva;


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