RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Infraestrutura escolar e a diferença cultural no processo de aprendizagem dos alunos de ensino médio do Formosa-GO

Mostrar registro simples

Autor Souza, Pedro Ulisses Fernandes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5912332755056218;
Orientador Castro, Carlos Alfredo Gadea;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2303230429484169;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Infraestrutura escolar e a diferença cultural no processo de aprendizagem dos alunos de ensino médio do Formosa-GO;
Resumo O presente trabalho faz uma abordagem sobre a infraestrutura escolar e as diferenças culturais que existem nas escolas estaduais de Formosa-Go. Com isso, foram pesquisadas escolas regulares e integrais e comparado às suas infraestruturas e os dados das diferenças culturais com os desempenhos acadêmicos dos discentes. Dessa forma, participaram da pesquisa as seguintes escolas: Colégio Estadual Americano, Colégio Estadual Professora Maria Angélica de Oliveira, Centro de Ensino em Período Integral Professor Sérgio Fayad Generoso, Colégio Estadual Claudiano Rocha, sendo que duas destas escolas são regulares e as outrasduas integrais. Assim, foram analisadas a atuação dos discentes no Ensino Médio e a diversidade cultural que influenciam no processo de construção da identidade social. Sendo assim, será observado o conceito de identidade aplicados à educação e suas possíveis consequências. Por outro lado, será examinado que as interações culturais promovem tanto a aprendizagem, quanto o respeito em lidar coma diferenças culturais, como o fato da pessoa ser: negra, mulher ou homossexual. Por outro lado, é importante ressaltar que as escolas que possuem uma boa infraestrutura, podem obter bons resultados acadêmicos nas avaliações externas ou internas. Assim, determinadas escolas, melhoram o seu rendimento nas provas oficiais externas como a Prova Brasil e o Enem com a implementação de programas educativos que assegurem a permanência dos discentes. Dessa forma, tais programas fornecerão medidas eficazes para melhoras nas relações culturais entre os membros da educação. Nesse contexto, portanto, é importante realizar um estudo sobre os impactos das diversas identidades e da infraestrutura que esta presente nesse contexto educacional para que se obtenha bons resultados.;
Abstract The present work makes an approach on the school infrastructure and the cultural differences that exist in the State of Formosa Go. With this, regular and integral schools were researched and compared to their infrastructure and cultural differences data with the academic performance of the students. Thus, the following schools participated in the research: Colégio Estadual Americano, Colégio Estadual Professora Maria Angélica de Oliveira, Center for Full-Time Teaching Professor Sérgio Fayad Generoso, Colégio Estadual Claudiano Rocha, two of which are regular and two full-time. Thus, the performance of students in high school and the cultural diversity that influences the process of building social identity were analyzed. Thus, the concepts of identity applied to education and its possible consequences will be observed. On the other hand, it will be observed that cultural interactions promote both learning and respect in dealing with cultural differences such as the fact that the person is: black, female or homosexual. On the other hand, it is important to emphasize that schools that have a good infrastructure can obtain good academic results in external or internal assessments. Thus, certain schools improve their performance in official external tests such as Prova Brasil and Enem with the implementation of educational programs that ensure the permanence of students. In this way, such programs will provide effective measures to improve cultural relations between members of education. In this context, it is important to carry out a study on the impacts of different identities and on the impact of the infrastructure that are present in this educational context in order to obtain good results.;
Palavras-chave Infraestrutura; Diversidade; Cultural; Identidade; Educação; Infrastructure; Diversity; Identity; Education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-09-06;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10278;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística