RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Empresas de impacto positivo: um modelo conceitual para criação de valor a partir do design estratégico

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Carpenedo, Caroline;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/9249551587748248;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Borba, Gustavo Severo de;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1321450477905358;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Empresas de impacto positivo: um modelo conceitual para criação de valor a partir do design estratégico;
metadataTrad.dc.description.resumo Os últimos anos têm mostrado o quanto os negócios estão mudando e o grande desafio das empresas em equilibrar os lucros de curto prazo com a visão de progresso de longo prazo. Nesse novo contexto, algumas empresas têm fortalecido o seu propósito, almejando objetivos que transcendam a busca por resultados financeiros e que garantam que o impacto do negócio seja positivo e que gere valor para todo o ecossistema ao longo do tempo. O design estratégico pode ocupar um espaço importante a fim de que os negócios consigam enxergar o valor que pode ser compartilhado entre as pessoas: clientes, fornecedores, investidores, comunidade, outras empresas, ou seja, o ecossistema e a sociedade em geral. Além de provocar essas reflexões, está no campo de atuação do design estratégico, por meio de seus processos compartilhados e participativos, a contribuição para transformações no coletivo. Além disso, o design estratégico incentiva a criação de valor e a inovação social. Esta pesquisa buscou compreender como as empresas integram valor econômico, sustentabilidade e propósito para gerar impacto positivo para todo o ecossistema. Para isso, foi realizado um estudo a partir da Design Science Research com três empresas, as quais já obtiveram a certificação do sistema B e também possuem indicadores ESG (Ambientais, Sociais e Governança) estruturados e acompanhados pelo conselho de administração. A pesquisa atingiu seu objetivo ao propor um modelo conceitual que contempla os elementos fundamentais que as empresas precisam levar em consideração para gerar impacto positivo para todos os participantes do ecossistema. Esta tese contribuiu para o campo da sustentabilidade, do propósito e do design estratégico trazendo exemplos de como empresas que aderiram à jornada de geração de impacto positivo estão criando, capturando e disseminando valor para todo o ecossistema. A segunda contribuição foi trazer os benefícios que a sustentabilidade na estratégia do negócio pode trazer para as organizações. E, finalmente, o estudo favoreceu o diálogo entre a disciplina do design estratégico e a área de gestão a fim de construir um referencial teórico comum que leve educação, conscientização e criação de valor para todos os participantes do ecossistema.;
metadataTrad.dc.description.abstract The last years have shown how business is changing and the challenges companies face to balance the short-term business results with the need for progress in the long term. In this new context, some companies are reinforcing their purpose to strive for objectives which goes beyond the pure financial results, guaranteeing a positive business impact, and generating value for the whole ecosystem over time. The strategic design can occupy an important space where the businesses can see the value that can be shared among people: customers, suppliers, investors, community, other companies, i.e. the ecosystem and society in general. In addition to being thought-provoking, building the competencies to contribute with the collective change is in the field of strategic design through shared processes as well as to encourage sustainability and social innovation. Therefore, this study aimed to understand how enterprises integrate economic value, sustainability and purpose to generate a positive impact for the entire ecosystem. Thus, a design science research study was carried out with three different companies, having each one the B certification as well as ESG (Environment, social and governance) indicators that are structured and followed by the board of directors. This research achieved its goals by proposing a conceptual model which includes the fundamental elements that companies need to take into consideration to generate positive impact to all ecosystems participants. This thesis contributed to the sustainability, purpose and strategic design field brining examples on how companies who joined the positive impact generation journey are creating, capturing and disseminating value to the whole ecosystem. A second contribution was bringing the benefits that sustainability in the business strategy can bring to organizations. And finally, this study favored the dialogue between the discipline of strategic design and the management area so that we can build a common theoretical framework that brings education, awareness and value creation to the entire ecosystem participants.;
metadataTrad.dc.subject Design estratégico; Criação de valor; Propósito; Sustentabilidade; ESG; Sistema B; Inovação social; Strategic design; Value creation; Purpose; Sustainability; Business; Social innovation; B System;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-09-03;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10280;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Design;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics