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Práticas curriculares inclusivas na produção científica brasileira (2011-2020)

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metadataTrad.dc.contributor.author Sousa, Domitila Brito;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/4734661775933153;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Silva, Roberto Rafael Dias da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3180659616699939;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Práticas curriculares inclusivas na produção científica brasileira (2011-2020);
metadataTrad.dc.description.resumo A presente dissertação de mestrado insere-se na Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. A dissertação, intitulada “Práticas curriculares inclusivas na produção científica brasileira (2011-2020)”, versa sobre os modos pelos quais as práticas curriculares inclusivas são descritas e apresentadas na produção científica brasileira no decorrer da última década. Assim, a preocupação esboçada no estudo se vincula à produção de uma investigação educativa que, sob o prisma dos Estudos Curriculares, aspira realizar uma metapesquisa acerca dos estudos publicados em nosso país. A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar tendências na produção científica publicada no Brasil sobre as práticas curriculares inclusivas no decorrer da última década. Toda estrutura desse trabalho configura-se em quatro capítulo. A estratégia metodológica elegida para a condução desta pesquisa foi a metapesquisa, pautada através de uma leitura crítica inspirada no campo dos Estudos Curriculares. É importante destacar, que a metapesquisa pode ser entendida e interpretada como uma pesquisa sobre outras pesquisas. Esse estudo trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem de caráter qualitativo, mesmo considerando que boa parte dos registros e sistematizações foi realizada com tabelas e gráficos. A metapesquisa, como estratégia, proporcionou um estudo detalhado a partir das conclusões de outras investigações, oportunizou proporcionar dados e tendências significativas para a dissertação. Como resultados centrais da pesquisa, pôde-se identificar estudos com predominância na formação do docente, TEA- Transtorno do Espectro Autista, recursos acessíveis. As análises permitiram visualizar lacunas e/ou fragilidades que perpassam as práticas curriculares, como, por exemplo, a falta de um currículo inclusivo, a inexperiência dos docentes para trabalhar com os estudantes público-alvo da educação especial, a carência de investimento em recursos pedagógico humanos e materiais, a criação e a efetivação de leis que favoreçam a educação, a falta de políticas públicas pensadas na educação, no apoio aos docentes e no contexto social da comunidade.;
metadataTrad.dc.description.abstract This master's thesis is part of the Research Line: Teacher Training, Curriculum and Pedagogical Practices. The dissertation, entitled “Inclusive curricular practices in Brazilian scientific production (2011-2020)”, deals with the ways in which inclusive curricular practices are described and presented in Brazilian scientific production over the last decade. Thus, the concern outlined in the study is linked to the production of an educational investigation that, from the perspective of Curriculum Studies, aspires to carry out a meta-research about the studies published in our country. This research aims to identify and analyze trends in scientific production published in Brazil on inclusive curricular practices over the last decade. The entire structure of this work consists of four chapters. The methodological strategy chosen to conduct this research was meta-research, based on a critical reading inspired by the field of Curriculum Studies. It is important to highlight that meta-research can be understood and interpreted as a survey of other research. This study is an exploratory research, with a qualitative approach, even considering that most of the records and systematizations were carried out with tables and graphs. Meta-research, as a strategy, provided a detailed study based on the conclusions of other investigations, providing an opportunity to provide significant data and trends for the dissertation. Given the trends, it was possible to identify studies with a predominance in teacher education, ASDAutistic Spectrum Disorder, accessible resources. The analyzes allowed us to visualize gaps and/or weaknesses that permeate curricular practices, such as, for example, the lack of an inclusive curriculum, the inexperience of teachers in working with students, the target audience of special education, the lack of investment in human and material pedagogical resources, the creation and enforcement of laws that favor education, the lack of public policies designed for education, support for teachers and the social context of the community.;
metadataTrad.dc.subject Currículo; Inclusão; Metapesquisa; Prática curricular; Brasil; Curriculum; Inclusion; Meta-research; Curricular practice; Brazil;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-08-30;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10289;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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