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“Mais ou menos”: presenças e ausências de letramento visual nas aulas de língua portuguesa para surdos e ouvintes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental

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metadataTrad.dc.contributor.author Melo, Joaquina Maria Portela Cunha;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7975431052268300;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fronza, Cátia de Azevedo;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8861465576589134;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title “Mais ou menos”: presenças e ausências de letramento visual nas aulas de língua portuguesa para surdos e ouvintes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental;
metadataTrad.dc.description.resumo Nesta dissertação, procuramos verificar se recursos visuais estão presentes na práxis de uma professora da disciplina de Língua Portuguesa com alunos surdos em escola regular e analisar como como são explorados por ela. A geração de dados se deu por meio de observações nas aulas de Língua Portuguesa no 8º e no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Piauí. Além disso, foi realizada uma entrevista semiestruturada (gravada em áudio) com a professora responsável pela disciplina. Para a análise dos dados, o trabalho se vale de estudos sobre letramento em seu aspecto mais geral, como os de Soares (2018, 2019), Kleiman (2005) e Rojo (2009). Também se aborda o letramento do professor, a partir do que trazem Kleiman, Vianna e Grande (2013) e Kleiman (2008a). Há destaque para reflexões sobre letramento visual, com base em Dondis (2007) e Santaella (2012). Faz-se menção ainda ao contexto educacional dos surdos, considerando as pesquisas de Fernandes (2006) e Lodi e Lacerda (2009). Aborda-se sobre surdez e Língua Portuguesa, em diálogo com Bernardino e Santos (2018) e Schelp (2009). Entre as constatações desta dissertação, ressalta-se o fato de que recursos visuais estão na escola de diferentes formas, seja no livro didático, seja em uma peça teatral ou na interpretação em Libras, mas o tratamento dado a esses recursos ainda os coloca em um patamar de menor utilização em relação ao texto escrito e aos estudos gramaticais da língua portuguesa. A ausência das práticas de letramento visual durante os momentos observados em sala indica que a docente não potencializou o uso dos recursos visuais em sala, valendo-se de práticas orientadas nos livros didáticos, e de acordo com o que julgou possível em suas aulas. Em tal contexto, considera-se pertinente investir, em ações de formação continuada, práticas que ofereçam ao professor mais subsídios para perceber e trabalhar mais amplamente os letramentos que estão na escola, além de estratégias e possibilidades de interação que lhe permitam conhecer mais o sujeito surdo e sua relação com os ouvintes com os quais interage, intensificando as parcerias com os intérpretes de Libras que atuam na escola. Desse modo, é possível ampliar as perspectivas de inclusão e potencializar o ensino e a aprendizagem de surdos e ouvintes.;
metadataTrad.dc.description.abstract In this dissertation, we seek to verify whether visual resources are present in the praxis of a Portuguese language teacher with deaf students in regular school and analyze how they are explored by her. The data generation were colletted by observing Portuguese language classes in the 8th and 9th grade of elementary school in a public school in the state of Piauí. In addition, a semi-structured interview (audio recorded) was conducted with the teacher responsible for the subject. For data analysis, the paper draws on studies about literacy in its most general aspect, such as those by Soares (2018, 2019), Kleiman (2005), and Rojo (2009). Teacher literacy is also addressed, based on Kleiman, Vianna, and Grande (2013) and Kleiman (2008a). We also highlight reflections on visual literacy, based on Dondis (2007) and Santaella (2012). We can also mention the educational context of the deaf, considering the researches of Fernandes (2006), Lodi and Lacerda (2009). Deafness and Portuguese Language are addressed, in dialogue with Bernardino and Santos (2018) and Schelp (2009). Among the findings of this dissertation, we highlight the fact that visual resources are in the school in different ways, whether in the textbook, in a play, or in Brazilian Sign Laguage (Libras) interpretation, but the treatment given to these resources still places them in a lower level of use in relation to the written text and grammatical studies of the Portuguese language. The absence of visual literacy practices during the observed moments in the classroom indicates that the teacher did not enhance the use of visual resources in the classroom, making use of oriented practices in textbooks, and according to what she considered possible in her classes. In such a context, it is considered important to invest, in continuing education actions, practices that offer to the teacher more subsidies to realize and work more extensively on the literacies that are in the school, besides strategies and interaction possibilities that allow him/her a better understanding of the deaf subject and his relationship with the listeners with whom he/she interacts, intensifying partnerships with Libras interpreters who work at the school. In this way, it is possible to enlarge the possibilities of inclusion and increase the teaching and learning of deaf and hearing people.;
metadataTrad.dc.subject Letramento visual; Língua portuguesa; Aluno surdo; Inclusão; Visual literacy; Portuguese language; Deaf student; Inclusion;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-07-21;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10307;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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