RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Efeitos do Coaching Cognitivo-Comportamental na transição universidade-trabalho: intervenção de carreira em grupo

Mostrar registro simples

Autor Gottschalk, Luciane Leila Linden;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4860190263632710;
Orientador Andretta, Ilana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8027292656441921;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Efeitos do Coaching Cognitivo-Comportamental na transição universidade-trabalho: intervenção de carreira em grupo;
Resumo Às vésperas da formatura, universitários vivem a transição universidade-trabalho, com dificuldades de tomada de decisão, assim, são sugeridas intervenções que promovam a adaptabilidade de carreira indicada nesta fase. O primeiro artigo verificou os efeitos da intervenção de Coaching Cognitivo-Comportamental (CCC) sob as dimensões de desenvolvimento de carreira em estudo quase experimental de medidas repetidas. Participaram 116 universitários de uma Instituição de Ensino Superior privada do Rio Grande do Sul, utilizando-se o Questionário Sociodemográfico, Escalas de Desenvolvimento de Carreira para Universitários (EDCU), Escalas de Ansiedade Depressão e Estresse (DASS-21) e Marcadores Reduzidos para a Avaliação da Personalidade no Modelo dos Cinco Grandes Fatores (MR-25). Após a intervenção, os efeitos foram: aumento da exploração, identidade e decisão de carreira, lócus de controle e autoeficácia profissional, com redução da depressão. A característica de abertura apresentou-se como diferencial dos participantes que compareceram depois de dois meses da conclusão da intervenção (follow up), e todas as dimensões mantiveram-se sem diferença significativa com exceção da autoeficácia que continuou aumentando no follow up. O segundo artigo objetivou detalhar o protocolo utilizado no respectivo programa realizado, através de um relato de intervenção. Concluiu-se que os efeitos da intervenção de CCC foram positivos e sugerem-se estudos que repliquem a intervenção.;
Abstract On the eve of graduation, university students live the university-work transition, with difficulties on making decisions, thus suggesting interventions that promote the career adaptability indicated at this stage. The first article verified the effects of the Cognitive-Behavioral Coaching (CBC) intervention under the dimensions of career development in a quasi-experimental study of repeated measures. A total participated 116 university students of private Higher Education Institution in Rio Grande do Sul, using the Sociodemographic Questionnaire and Career Development Scales for University Students (EDCU), Depression, Stress and Anxiety Scale (DASS-21) and Reduced Markers for Personality Assessment in the Five Large Factor Model (MR-25). After the intervention, the effects were: increased exploitation, career identity and career decision, locus of professional control and self-efficacy, with reduction of depression. The opening characteristic was presented as a differential of the participants who attended after two months of the conclusion of the intervention (follow up), and all dimensions remained without significant difference except for the self-efficacy that continued to increase in the follow up. The second article aimed to detail the protocol used in the respective program, through an intervention report. It was concluded that the effects of the CBC intervention were positive and studies that replicate the intervention are suggested.;
Palavras-chave Transição universidade-trabalho; Coaching Cognitivo-Comportamental; Planejamento de carreira; Avaliação de programa; Relato de intervenção; University-work transition; Cognitive-Behavioural Coaching; Career planning; Program evaluation; Intervention report;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-12-16;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10340;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística