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Psicoterapia mãe-bebê: uma intervenção no contexto da prematuridade

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metadataTrad.dc.contributor.author Schaefer, Márcia Pinheiro;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7517942409069834;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Donelli, Tagma Marina Schneider;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1935730154101158;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Saúde;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Psicoterapia mãe-bebê: uma intervenção no contexto da prematuridade;
metadataTrad.dc.description.resumo As interações mãe-bebê são relevantes na psicanálise por influenciarem na constituição da personalidade, quando participam as potencialidades do bebê e as condições psíquicas maternas. A prematuridade, com internação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), geram na mãe sentimentos de fracasso e incertezas, afetando a construção do vínculo primário. Objetivou-se compreender as repercussões de uma intervenção psicoterápica realizada com duplas mãe-bebê prematuro, durante a internação em UTIN, sobre a função reflexiva e capacidade de mentalização materna, e sobre a interação mãe-bebê. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, de intervenção, de caráter exploratório e descritivo, através de estudo de casos múltiplos, com duas etapas: antes e após a intervenção. Participaram duas mães e seus bebês prematuros, internados na UTIN do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas de Porto Alegre, RS. Utilizou-se antes da intervenção, a Ficha de Dados Sociodemográficos e Clínicos, Entrevista de História de Vida da Mãe e Filmagem de Interação Livre Mãe-Bebê; e após, Entrevista de História da Internação e Filmagem de Interação Livre Mãe-Bebê. Os resultados apontaram mudanças na função reflexiva e na capacidade de mentalização materna, repercutindo diretamente na interação mãe-bebê. Concluiu-se que o estudo contribuiu para a aplicação de intervenções que enfoquem as relações iniciais mães-bebês prematuros em UTIN.;
metadataTrad.dc.description.abstract The mother-infant interactions are relevant in psychoanalysis for influence in the formation of personality, when attending the baby potential and maternal mental conditions. Prematurity, with admission to the Neonatal Intensive Care Unit (NICU), the mother generate feelings of failure and uncertainties affecting the construction of the primary bond. This study aimed to understand the repercussions of a psychotherapeutic intervention performed with double early mother-infant during admission to NICU, over reflective function and capacity of maternal mentalizing, and the mother-infant interaction. We conducted a qualitative research, intervention, exploratory and descriptive, through multiple case study with two stages: before and after the intervention. Attended two mothers and their premature babies admitted to the NICU of Maternal Child Hospital Presidente Vargas in Porto Alegre, RS. It was used before the intervention, the Socio-Demographic and Clinical Data Sheet, Interview Story of Mother Life and Free Interaction Filming Mother -Baby; and after, History Interview Admission and Free Interaction Filming Mother -Baby. The results showed changes in reflective function and the ability of maternal mentalizing, reflecting directly on the mother-infant interaction. It was concluded that the study helped to implement interventions that address the early relationships premature babies, mothers in the NICU.;
metadataTrad.dc.subject Prematuridade; Intervenção; Mentalização; Interação mãe-bebê; Prematurity; Intervention; Mentalization; Mother-infant interaction;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2016-01-20;
metadataTrad.dc.description.sponsorship FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10346;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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