RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Relações entre regulação emocional, coparentalidade e sintomas emocionais e comportamentais em adolescentes

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Machado, Mariana Rodrigues;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/9281203164446226;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Mosmann, Clarisse Pereira;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3939132203592588;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Saúde;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Relações entre regulação emocional, coparentalidade e sintomas emocionais e comportamentais em adolescentes;
metadataTrad.dc.description.resumo O objetivo desta dissertação foi investigar um modelo estrutural entre coparentalidade e problemas emocionais e comportamentais em adolescentes considerando a regulação emocional como mediadora. Além de especificar as relações diretas e indiretas entre as variáveis. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, transversal e explicativa, apresentada através de dois artigos empíricos. Foram avaliados 229 adolescentes com idade entre 11 à 18 anos. A coleta foi realizada em escolas, e os participantes responderam a um questionário sóciodemográfico, Inventário de Auto-avaliação de Jovens de 11 a 18 anos – YSR, Escala de Dificuldades de Regulação Emocional – DERS, Escala de Coparentalidade para Pais e Adolescentes – CI-PA e Escala de Comportamento Antissocial. No estudo 1 foi proposto um modelo estrutural entre a coparentalidade e sintomas internalizantes considerando a mediação da regulação emocional. No estudo 2 foi proposto um modelo estrutural de interação entre coparentalidade, regulação emocional e sintomas externalizantes, foram investigadas as relações diretas e indiretas existentes nesse modelo. Os resultados indicaram que a regulação é um importante mediador entre coparentalidade e sintomas emocionais e comportamentais em adolescentes. Ainda, a dissertação apontou a relevância da triangulação coparental como importante preditor de dificuldades de regulação emocional e consequentemente de sintomas internalizantes e externalizantes.;
metadataTrad.dc.description.abstract The aim of this dissertation was to investigate a structural model between coparenting, emotional and behavioral problems in adolescents considering emotional regulation as a mediator. In addition to specify direct and indirect relationships between variables. A quantitative, cross-sectional and explanatory research was presented through two empirical studies. A total of 229 adolescents aged 11 to 18 years were evaluated. The collection was carried out in schools, and the participants answered a socio-demographic questionnaire, the Youth Self-Report (YSR), Emotional Regulation Difficulties Scale - DERS, Coparenting Inventory for Parent and Adolescents – CI-PA and Antisocial Behavior Scale. In study 1 a structural model was proposed between coparenting and internalizing symptoms considering the mediation of emotional regulation. In study 2 we proposed a structural model of interaction between coparenting, emotional regulation and externalizing symptoms, we investigated the direct and indirect relationships existing in this model. The results indicated that regulation is an important mediator between coparenting and emotional and behavioral symptoms in adolescents. Moreover, the dissertation pointed out the importance of coparental triangulation as an important predictor of emotional regulation difficulties and consequently of internalizing and externalizing symptoms.;
metadataTrad.dc.subject Coparentalidade; Regulação emocional; Sintomas; Coparenting; Emotional regulation; Symptoms;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-12-18;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10348;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics