RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Design para a formação de professores: uma perspectiva do design estratégico para auxiliar a capacitação de professores com relação às competências do século XXI

Mostrar registro simples

Autor Führ, Samuel Felipe;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5097284232218650;
Orientador Borba, Gustavo Severo de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1321450477905358;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Design para a formação de professores: uma perspectiva do design estratégico para auxiliar a capacitação de professores com relação às competências do século XXI;
Resumo O presente trabalho busca propor diretrizes projetuais, pela perspectiva do design estratégico, que possam mobilizar processos da aprendizagem experiencial de Kolb (1984) a fim de auxiliar na capacitação dos professores com relação as competências do século XXI no ensino superior em uma universidade localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Para alcançar esse objetivo, fundamentou-se em conceitos de educação (DEWEY, 1948; FREIRE, 1979), competências para o século XXI (BORBA, 2019; OME, 2016; SCOTT, 2015), aprendizagem experiencial (KOLB, 1984) e espiral de construção de conhecimentos (NONAKA; KONNO, 1998). Também se baseou nas transformações do design (BUCHANAN, 2015; DESERTI; RIZZO, 2014; KRIPPENDORF, 2006; MURATOVSKI, 2015), no design estratégico (MERONI, 2008; ZURLO, 2010) e no metaprojeto (BENTZ; FRANZATO, 2016; SCALETSKY, 2016). A pesquisa possuiu caráter exploratório, a partir de um estudo de caso e ocorreu por meio de análise documental e do desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas; seu método de análise dos dados se deu pela análise de conteúdo. Desse modo, a pesquisa conectou as bases teóricas aos dados coletados, analisando as competências a serem desenvolvidas pela unidade de formação docente da instituição. Desenvolveu-se, então, um modelo de diagnóstico a partir das competências propostas por Borba (2019). Sugere-se que esse modelo seja executado pela instituição para entender as discrepâncias entre o que a instituição busca, o que é feito pela formação e como os professores se situam na realidade. Por fim, conectou-se o design estratégico à aprendizagem experiencial e à espiral de construção de conhecimentos como uma forma de fomentar o desenvolvimento das competências para os professores a partir do uso de workshops. Assim, foram propostos norteadores para a construção de uma cultura formativa para a instituição para desenvolver um projeto de design estratégico com enfoque na aprendizagem experiencial pelo uso de workshops.;
Abstract This research seeks to propose design guidelines from the perspective of strategic design that can mobilize Kolb's (1984) experiential learning processes to assist in the competence development of 21st century teachers in higher education at a university located in the metropolitan region of Porto Alegre. To achieve this goal, it was based on concepts of education (DEWEY, 1948; FREIRE, 1979), competences for the 21st century (BORBA, 2019; OME, 2016; SCOTT, 2015), experiential learning (KOLB, 1984) and spiral of knowledge construction (NONAKA; KONNO, 1998). It was also based in design transformations (BUCHANAN, 2015; DESERTI; RIZZO, 2014; KRIPPENDORF, 2006; MURATOVSKI, 2015), in strategic design (MERONI, 2008; ZURLO, 2010), and in metadesign (BENTZ; FRANZATO, 2016; SCALETSKY, 2016). The research had an exploratory character, from a case study took place through document analysis and the development of semi-structured interviews and its method of data analysis was based on content analysis. Thus, the research connected the theoretical bases to the collected data, analyzing the competences to be developed by the institution's teacher training unit. Then, a diagnostic model was developed based on the competences proposed by Borba, (2019). It is suggested that this model should be implemented by the institution to understand the differences between what the institution seeks, what training is done and how teachers are situated. Finally, strategic design was connected to experiential learning and the spiral of knowledge construction to foster the development of competences for teachers using workshops. Thus, guidelines were proposed for the construction of a formative culture for the institution, to develop a strategic design project with a focus on experiential learning through the use of workshops.;
Palavras-chave Design estratégico; Aprendizagem experiencial; Workshop; Formação docente; Competências do século XXI; Strategic design; Experiential learning; Teacher training; 21st century competencies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-09-08;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10365;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística