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Professoras iniciantes em salas multisseriadas em escolas na fronteira rural Brasil e Bolívia: docências acolhedoras em constituição

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Autor Ribeiro, Ana Sebastiana Monteiro;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7673159018416101;
Orientador Fabris, Elí Terezinha Henn;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2961121430255733;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Professoras iniciantes em salas multisseriadas em escolas na fronteira rural Brasil e Bolívia: docências acolhedoras em constituição;
Resumo Esta Tese apresenta uma análise sobre as docências de professoras iniciantes em escolas de fronteira rural Brasil-Bolívia, no município de Cáceres, Estado de Mato Grosso. Como objetivos específicos, se propôs a: (a) compreender como as docências de professoras iniciantes se constituem nas escolas de fronteira rural entre Brasil e Bolívia nas diferentes dimensões do exercício da docência; (b) identificar e analisar as especificidades que emergem das docências dessas professoras; (c) reconhecer e analisar o processo de constituição dessas docências; e, (d) verificar suas dificuldades e necessidades. A pesquisa seguiu uma abordagem teórico-metodológica (de) formação, que cria alternativas por meio de ferramenta teórica e analítica e ocupa-se de um pensar-fazer pesquisa participativa e formativa trazendo o coletivo para repensar e criar outros modos de pensar e realizar a prática pedagógica, de forma que os participantes se desafeiçoem de um modo de fazer para outro modo de pensar e fazer. Foram utilizadas entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado, e contou com a participação de cinco professoras iniciantes que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental (pedagogas de formação). No que diz respeito à metodologia de análise dos dados, foi realizada uma análise de grupos de sentidos, são modos de representar aquilo que fica recorrente, marcado como um grupo, conjunto de narrativas, registros, que podem ser agrupados com o mesmo sentido, mostrando esse conjunto para identificar o que ficou evidente no material produzido. Para compreender as docências acolhedoras e as diferentes dimensões do exercício da docência que se inicia, utilizou-se como abordagem teórica a filosofia ética da alteridade de Emmanuel Lévinas e Jacques Derrida. Os resultados demonstraram que as professoras iniciantes possuem potência de uma docência com traços de acolhimento do outro, caracterizada como gérmen da docência acolhedora, embora com muitas fragilidades nos modos de ensinar nas salas multisseriadas, tanto no conhecimento sobre a docência como no apoio pedagógico das escolas e das políticas da secretaria de educação no que tange à formação voltada para as salas multisseriadas. A responsabilidade pedagógica das professoras iniciantes foi o primeiro aspecto que transpareceu no encontro com os alunos. Essa responsabilidade de total doação aos que chegam, com a intenção de ensiná-los, é uma especificidade da docência acolhedora, que se inicia com a hospitalidade do outro. Contudo, a responsabilidade pedagógica é uma característica do ethos escolar, não só do docente, como também da comunidade e da gestão escolar, e deve ser sustentada pela política educacional, o que convalidaria a responsabilidade pedagógica das professoras iniciantes no currículo, no projeto político-pedagógico, nos planejamentos e nos projetos aprovados. Isto possibilitou defender a seguinte tese de que as docências acolhedoras não se constituem apenas com o acolhimento do outro, na sua dimensão afetiva e de inclusão no mesmo espaço físico, é preciso criar condições para que o ensino e as aprendizagens se realizem atendendo ao outro em todas as suas necessidades, para que assegurem que o aluno possa avançar em seus conhecimentos e não apenas ser incluído no espaço escolar.;
Abstract This Thesis presents an analysis of the teaching of beginning teachers in schools on the rural Brazil-Bolivia border, in the municipality of Cáceres, State of Mato Grosso. As specific objectives, it was proposed to: (a) understand how the teaching of beginning teachers is constituted in schools on the rural frontier between Brazil and Bolivia in the different dimensions of the teaching practice; (b) identify and analyze the specificities that emerge from the teaching of these teachers; (c) recognize and analyze the process of constitution of these teachings; and, (d) verify their difficulties and needs. The research followed a theoretical-methodological (of) training approach, which creates alternatives through theoretical and analytical tools and is concerned with thinking-doing participatory and formative research, bringing the collective to rethink and create other ways of thinking and carrying out the pedagogical practice, so that participants become disaffected from one way of doing to another way of thinking and doing. Interviews were used from a semi-structured script, with the participation of five beginning teachers who work in the early years of elementary school (training pedagogues). With regard to the data analysis methodology, an analysis of groups of meanings was performed, they are ways of representing what is recurrent, marked as a group, set of narratives, records, which can be grouped with the same meaning, showing this set to identify what was evident in the material produced. In order to understand the welcoming teachings and the different dimensions of the teaching practice that begins, the ethical philosophy of alterity of Emmanuel Lévinas and Jacques Derrida was used as a theoretical approach. The results showed that beginning teachers have the power of teaching with traits of welcoming the other, characterized as the germ of welcoming teaching, although with many weaknesses in the ways of teaching in multigrade classrooms, both in knowledge about teaching and in the pedagogical support of schools and the policies of the education department with regard to training aimed at multigrade classrooms. The pedagogical responsibility of beginning teachers was the first aspect that emerged in the meeting with the students. This responsibility of total donation to those who arrive, with the intention of teaching them, is a specificity of welcoming teaching, which begins with the hospitality of the other. However, pedagogical responsibility is a characteristic of the school ethos, not only of the teacher, but also of the community and school management, and must be supported by educational policy, which would validate the pedagogical responsibility of beginning teachers in the curriculum, in the political project. pedagogical, planning and approved projects. This made it possible to defend the following thesis that welcoming teachings are not only constituted by welcoming the other, in their affective dimension and inclusion in the same physical space, it is necessary to create conditions for teaching and learning to be carried out by attending to the other in all their needs, to ensure that the student can advance in their knowledge and not just be included in the school space.;
Palavras-chave Professoras iniciantes; Escolas de fronteira rural; Docências acolhedoras; Responsabilidade pedagógica; Beginning teachers; Rural frontier schools; Welcoming teachings; Pedagogical responsibility;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-09-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10594;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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