RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Produção de conhecimento sobre formação continuada de professores da educação infantil: estudo com base nos PPGs da região nordeste do Brasil

Mostrar registro simples

Autor Mota, Déborah Helany Pilar Castro Costa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1784533168083995;
Orientador Bilhão, Isabel Aparecida;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9411371632646979;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Produção de conhecimento sobre formação continuada de professores da educação infantil: estudo com base nos PPGs da região nordeste do Brasil;
Resumo Esta dissertação analisa estudos acadêmicos, dissertações e teses, sobre formação continuada na Educação Infantil realizados em PPGs da região Nordeste do Brasil, no período de 2010 a 2019, destacando seus problemas de pesquisa e seus referenciais teórico-metodológicos. Para isso, contextualizou-se a implantação/expansão dos PPGs em Educação da região Nordeste; selecionou-se teses e dissertações produzidas nesses PPGs com relação à formação continuada de professores da Educação Infantil, e elaborou-se um balanço analítico dessas teses e dissertações. Como procedimentos teórico-metodológicos, utilizou-se a abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica denominada “Estado da Arte”, com embasamento teórico em Romanowski e Ens (2006), e a “produção de sentidos”, com suporte em Aguiar e Ozella (2013). Como resultados, observou-se que os trabalhos analisados explicitam que as formações continuadas apresentam caráter academicista, constituídas por conteúdos técnicos e teóricos que visam suprir as lacunas deixadas na formação inicial dos professores e sequências didáticas a serem desenvolvidas com crianças de 0 a 5 anos de idade. Os trabalhos também defendem a necessidade dessas formações se relacionarem com a prática pedagógica, possibilitando uma formação reflexiva, que mobilize momentos coletivos de interação, compartilhamento de experiências, desejos de mudança, de profissionalização e qualificação da prática pedagógica, impactando assim no processo de ensino-aprendizagem das crianças.;
Abstract This essay analyses academic studies, dissertations and theses on the Continuous Professional Development for teachers in the Early Childhood Education carried out in PPGs in the northeast region of Brazil, from 2010 to 2019, highlighting their problems regarding research and their theoretical-methodological references. So, the implantation/ extension of the PPGs in education from the northeast region were contextualized; dissertations and theses carried out in those PPGs regarding the continuous professional development for early childhood education teachers were selected, an analytical balance from those dissertations and theses was elaborated. As theoretical-methodological procedures, a qualitative approach was used through bibliographical research named “State of the Art” based on Romanowski and Ens (2006), and the “production of meanings”, supported on Aguiar and Ozella (2013) was used. As results, it was observed that the papers analyzed show that the continuous professional development air an academic approach, made by technical and theoretical contents that aim filling in the gaps in the teachers’ early formation and didactic sequences to be developed with children aged 0 to 5. The papers also show the need of those formation to be connected to the pedagogical practice, enabling a reflexive formation that mobilizes collective moments of interaction, experience shares, desires for change, professionalization and qualification of the pedagogical practice, thus impacting the children’s teaching and learning process.;
Palavras-chave Estado da arte; Formação continuada; Educação infantil; PPGs em Educação da região nordeste; State of art; Continuous professional development; Early childhood education; PPGs in education in the northeast region;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-09-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10595;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística