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Constituição da identidade profissional docente: estudo com professoras alfabetizadoras do município de Cáceres/MT

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metadataTrad.dc.contributor.author Nascimento, Renata Cristina de Lacerda Cintra Batista;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7426010066243641;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Dal'Igna, Maria Cláudia;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Constituição da identidade profissional docente: estudo com professoras alfabetizadoras do município de Cáceres/MT;
metadataTrad.dc.description.resumo Identificar, descrever e analisar os modos de constituição da identidade profissional das professoras alfabetizadoras do município de Cáceres/MT em seus contextos profissionais é o objetivo e o desafio que esta tese assume. Ao considerar a identidade profissional docente como objeto de investigação, a partir dos Estudos em Docência e da perspectiva pós-estruturalista, propõe-se um diálogo com dez professoras entrevistadas durante a pandemia da covid-19 com o uso do aplicativo WhatsApp e ligação por vídeo chamada. Para trabalhar com o conceito de identidade, são utilizados autores e autoras, como Zygmunt Bauman, Kathryn Woodward, Stuart Hall, Marcos Pereira, Alfredo Veiga-Neto, entre outros. Em relação ao conceito de docência, busca-se sustentação nas pesquisas de Maurice Tardif, Bernardete Gatti, Elba Barreto, Elí Fabris, Maria Cláudia Dal’Igna, entre outras. Com base nesses conceitos de identidade e de docência, foi possível organizar e analisar duas grandes categorias implicadas com os processos de constituição da identidade profissional: (auto)responsabilização docente e responsabilidade docente. Na primeira perspectiva, a professora assume expectativas e compromissos que lhe exigem além daquilo que a docência lhe permite, inflando seu cotidiano com inúmeras demandas sociais complexas num movimento compensatório que acaba tendo como consequência uma perda de foco. Na segunda, assume a função de pensar, planejar e agir pedagogicamente para construir conhecimentos. Em síntese, é possível concluir que aprofundar os estudos sobre as responsabilidades assumidas pelas professoras torna-se importante para compreender a identidade docente hoje, uma vez que os conceitos que as professoras formulam com relação à sua identidade profissional estão implicados com o modo como ensinam e a maneira como se posicionam diante dos desafios educacionais. Assim, podem desviar-se muitas vezes das atividades do ensino e da aprendizagem para se dedicar às missões sociais; podem, ainda, se culpabilizar, adoecer ou desistir diante de maus resultados.;
metadataTrad.dc.description.abstract Identifying, describing and analysing the ways of the constitution of the professional identity of literacy teachers in the city of Cáceres/MT in their professional contexts is the objective and the challenge that this thesis assumes. When considering the professional identity of teachers as an object of investigation, from the Teaching Studies and the post-structuralist perspective, a dialogue with ten teachers interviewed during the covid-19 pandemic is proposed using the WhatsApp application and video connection call. To work with the concept of identity, are used such authors as Zygmunt Bauman, Kathryn Woodward, Stuart Hall, Marcos Pereira, Alfredo Veiga-Neto, among others. Regarding the concept of teaching, support is sought in the researches of Maurice Tardif, Bernardete Gatti, Elba Barreto, Elí Fabris, Maria Cláudia Dal’Igna, among others. Based on these concepts of identity and teaching, it was possible to organize and analyse two major categories involved in the processes of professional identity constitution: (self) teaching responsibility and teacher responsibility. In the first perspective, the teacher assumes expectations and commitments that demand from her beyond what teaching allows her, inflating her daily life with numerous complex social demands in a compensatory movement that ends up resulting in a loss of focus. In the second, she assumes the function of thinking, planning and acting pedagogically to build knowledge. In summary, it is possible to conclude that deepening the studies on the responsibilities assumed by the teachers becomes important to understand the teaching identity today, since the concepts that the teachers formulate regarding their professional identity are involved with the way they teach and the way they position themselves in the face of educational challenges. Thus, they can often deviate from teaching and learning activities to devote themselves to social missions; they can also blame themselves, get sick or give up in the face of bad results.;
metadataTrad.dc.subject Docência; Identidade; Profissão docente; Professora alfabetizadora; Responsabilidade; Teaching; Identity; Teaching profession; Literacy teacher; Responsibility;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-09-28;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10596;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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