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metadataTrad.dc.contributor.author Souza, Alexsandrina Ramos de Carvalho;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3386811324751435;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Montaño La Cruz, Sonia Estela;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9654736235562553;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Imagens e imaginários do campo jurídico nas mídias;
metadataTrad.dc.description.resumo A presente tese tem como objetivo conhecer os sentidos dados ao campo jurídico nas interfaces de diversas mídias compreendendo os imaginários que atravessam as imagens. O campo jurídico é pensado nesta pesquisa a partir da intuição bergsoniana (BERGSON, 2005; DELEUZE, 2004), apresentando-se como um virtual que se atualiza nas mídias. Diante disso, a pesquisa é atravessada pelo seguinte problema: Como diversas mídias visuais e audiovisuais dão a ver o campo jurídico e quais imaginários são convocados para construir esses mundos técnicos e estéticos do Direito? A flânerie (BENJAMIN, 2006) se tornou o caminho metodológico que permitiu observar com todos os sentidos algumas imagens do campo jurídico presentes nos mundos televisivos (KILPP, 2003), na ficção seriada, nos telejornais, mas também em sites e aplicativos, assim como em imagens de plataformas de comunicação ao vivo em tempos de pandemia. Para pensar as imagens e os imaginários, autores como Flusser (1985), Castoriadis (1995) e Maffesoli (2001) foram fundamentais. Entre as conclusões, compreende-se que as mídias se tornam um dos territórios mais importantes de significação dos mundos jurídicos.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present thesis aims to know the meanings given to the legal field in the interfaces of various media understanding the imaginaries that cross the images. The legal field is thought of in this research from the bergsoniana intuition (BERGSON, 2005; DELEUZE 2004), presenting itself as a virtual that updates itself in the media. Therefore, the research is crossed by the following problem: How do various visual and audiovisual media give to see the legal field and which imaginaries are called to build these technical and aesthetic worlds of Law? Flânerie (BENJAMIN, 2006) became the methodological path that allowed us to observe with all senses some images of the legal field present in the television worlds (KILPP, 2003), in serial fiction, in television news, but also in websites and applications as well as in images of live communication platforms in times of pandemic. To think about images and imaginaries, authors such as Flusser (1985), Castoriadis (1995) and Maffesoli (2001) were fundamental. Among the conclusions, we understand that the media become one of the most important territories of meaning of the legal worlds.;
metadataTrad.dc.subject Imagens; Imaginários; Campo jurídico; Mídias; Images; Imaginary; Legal field; Media;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-10-19;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10763;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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