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Projetando para autoestima: uma perspectiva do design sobre os dilemas das mulheres no mercado da moda

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Autor Alves, Carolina Freitas Vaz;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2976511141182275;
Orientador Costa, Filipe Campelo Xavier da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7106471704531411;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Projetando para autoestima: uma perspectiva do design sobre os dilemas das mulheres no mercado da moda;
Resumo O avanço tecnológico, o refinamento do processo industrial e a emergência dos grandes conglomerados midiáticos trouxeram novos significados e pesos para o padrão de beleza em nossa sociedade. A estrutura social vigente, a qual coloca a mulher como centro das pressões impostas pela busca de uma imagem perfeita, começa a ser questionada tendo em vista o reflexo negativo de tais pressões no bem-estar das pessoas. A moda como ambiente de expressão, encontra-se no centro de um dilema comum vivenciado pelas mulheres: a oscilação comportamental entre o pertencimento social e a expressão da individualidade. Através desta perspectiva e do entendimento da moda como ambiente de projeto e como processo de comunicação, o presente estudo se desenvolveu com base na inversão da lógica de utilização da insegurança como insumo projetual. A autoestima como elemento de bem-estar, possibilita o desenvolvimento de sistemas mais inclusivos e representativos que permitem as mulheres a encontrarem um equilíbrio entre pertencimento e distinção. Neste contexto, a presente pesquisa é realizada no âmbito do design estratégico e utiliza-se do design orientado para o dilema, abordagem metodológica provinda do design para emoções, para responder ao seguinte problema de pesquisa: Como uma abordagem projetual centrada em dilemas pode ajudar o mercado da moda a projetar em torno da autoestima feminina? Para responder o mesmo, propôs-se uma prática empírica, dividida em três etapas. Uma pesquisa no formato survey com 114 mulheres para a captação de insumos criativos para as etapas projetuais seguintes e dois workshops, implementados com base nas ferramentas projetuais propostas por Ozkaramanli (2017) aplicados sob duas perspectivas distintas, a de usuárias e especialistas. Os workshops contaram com a participação de 8 usuárias e 10 especialistas. No que tange os resultados da pesquisa, foi possível identificar que: o design orientado para o dilema pode ampliar o significado da aplicação de ferramentas amplamente difundidas em processos criativos e que tem como seu maior reflexo e ganho o aumento da empatia nas etapas de projetação; a utilização de dilemas de base social intensifica o desenvolvimento de sistemas-produtos-serviços que possuam potencial de agregar níveis maiores de inovação na concepção de ideias tendo em vista a ruptura de normas sociais pré-estabelecidas, existe uma ressignificação da percepção de ganho a longo prazo no que tange a resolução de conflitos, tendo em vista os interesses individuais e o interesse da sociedade como um todo.;
Abstract Technological advances, the refinement of the industrial process and the arise of large media conglomerates have brought new meanings and weights to the standard of beauty in our society. The current social structure, which places women at the center of the pressures imposed by the search for a perfect image, begins to be questioned in view of the negative impact of such pressures on people's well-being. Fashion as an expression environment is at the center of a common dilemma experienced by women: the behavioral oscillation between social belonging and the expression of individuality. Through this perspective and the understanding of fashion as a design environment and as a communication process, the present study was developed based on the inversion of the logic of using insecurity as a design input. Self-esteem as an element of well-being, enables the development of more inclusive and representative systems that allow women to find a balance between belonging and distinction. In this context, this research was developed within the scope of strategic design and uses dilemma-driven-design, a methodological approach derived from design for emotions, to answer the following research problem: How a dilemma-centered design approach can help the fashion market to design around towards self-esteem? To answer the same, an empirical practice was proposed, divided into three stages. A survey in with 114 women to capture creative inputs for the following design stages and two workshops, implemented based on the design tools proposed by Ozkaramanli (2017) applied under two different perspectives, of users and of specialists. The workshops were attended by 8 users and 10 specialists. Regarding the research results, it was possible to identify that: dilemma-driven-design can expand the meaning of the application of tools widely disseminated in creative processes and that has as its greatest reflex and gain in the increase of empathy in design processes; the use of socially-based dilemmas intensifies the development of systems-products-services that have the potential to aggregate higher levels of innovation in the conception of ideas with that can cause rupture in pre-established social norms, there is a reframing of the perception of long-term gain in terms of conflict resolution, bearing in mind individual interests and the interests of society as a whole.;
Palavras-chave Autoestima feminina; Dilemas; Design orientado para o dilema; Design estratégico; Female self-esteem; Dilemmas; Dilemma-driven-design; Strategic design;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-07-17;
Agência de fomento Instituto Renner;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10774;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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