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A articulação pedagógica como prática de gestão escolar: caminhos possíveis para a qualificação dos processos pedagógicos

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Autor Fonseca, Eliana Maria Bomfim;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0875328045298395;
Orientador Klaus, Viviane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8988903289836641;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A articulação pedagógica como prática de gestão escolar: caminhos possíveis para a qualificação dos processos pedagógicos;
Resumo Esta pesquisa teve como tema central a articulação pedagógica; contou com a participação de um grupo de coordenadoras pedagógicas de uma instituição particular de Salvador e partiu da seguinte problematização: de que modo a articulação pedagógica contribui ou pode contribuir para a qualificação dos processos e práticas pedagógicas desenvolvidas e acompanhadas pelas coordenadoras pedagógicas do Ensino Fundamental no Colégio Antônio Vieira? O trabalho foi organizado em quatro capítulos sobre: a trajetória acadêmica e profissional da autora e suas inquietações; os caminhos metodológicos, tendo no questionário e no grupo focal a possibilidade de espaços de coleta de dados empíricos e espaços de formação, reflexão e construção; os subsídios teóricos a partir da mudança de ênfase da administração para a gestão escolar, a historicidade da supervisão escolar, as atribuições da coordenação pedagógica e a cooperação como tema central na atuação da articulação pedagógica; as análises realizadas a partir das transcrições dos encontros do grupo focal; e a apresentação do produto final. As inquietações da pesquisa dialogaram com autores que tratam de saberes docentes, como Maurice Tardif (2002) e Selma Garrido Pimenta (1999); que abordam a formação de professores, como Antônio Nóvoa (1992 e 2009), Veiga-Neto (2015) e Isabel Alarcão (2001); e que discutem a articulação pedagógica, no viés da cooperação, como Richard Sennett (2012). O estudo apresentou dois produtos finais: (a) o processo formativo das coordenadoras pedagógicas a partir do desenvolvimento do grupo focal, pois, ao mesmo tempo em que ele serviu como um espaço de produção e coleta de dados, teve uma função formativa; e b) indicativos para a construção de um plano de ação da articulação pedagógica.;
Abstract This research had as its central theme the pedagogical articulation, had the participation of a group of pedagogical coordinators of a private institution in Salvador and started from the following problematization "how does pedagogical articulation contribute or can contribute to the qualification of pedagogical processes and practices developed and accompanied by the pedagogical coordinators of elementary school at Antônio Vieira College?". The work was organized in four chapters that dealt with: the academic and professional trajectory of the author and her concerns; the methodological paths, having in the questionnaire and in the focus group the possibility of spaces for collecting empirical data and spaces for formation, reflection and construction; theoretical subsidies from the shift of emphasis from administration to school management, the historicity of school supervision, the attributions of pedagogical coordination and cooperation as a central theme in the performance of pedagogical articulation; the analyses performed from the transcriptions of the meetings of the focus group and the presentation of the final product. . The concerns of the research dialogued with authors who deal with teaching knowledge, as Maurice Tardif (2002) and Selma Garrido Pimenta (1999), who discuss teacher training, such as Antônio Nóvoa (1992 and 2009), Veiga Neto (2015) and Isabel Alarcão (2001) and who discuss pedagogical articulation, in the bias of cooperation, with Richard Sennett (2012). The study presented two final products: (a) the formative process of pedagogical coordinators from the development of the focus group, because, at the same time that it served as a space for production and data collection, it had a formative function; and (b) indicative for the construction of an action plan for the pedagogical articulation.;
Palavras-chave Articulação pedagógica; Coordenação pedagógica; Gestão educacional; Grupo focal; Plano de ação; Pedagogical articulation; Pedagogical coordination; Educational management; Focus group; Action plan;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-10-07;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10808;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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