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Reflexões sobre a prática pedagógia híbrida e a pluralidade na escola básica em tempos de pandemia

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metadataTrad.dc.contributor.author Nonaka, Alexsandra Vasconcelos;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8653563807631768;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Almeida, Caroline Medeiros Martins de;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2597529134963449;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Reflexões sobre a prática pedagógia híbrida e a pluralidade na escola básica em tempos de pandemia;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação analisa a percepção dos professores de uma equipe do 5º ano do Colégio Loyola, sobre a prática pedagógica híbrida em tempos de pandemia. Considera-se o contexto de construção de uma nova escola básica, que passou a existir em um ambiente virtual. Essa urgente migração, devido ao covid-19, implicou o enfrentamento de diferentes exigências, que atestaram o valor do trabalho dos professores para a continuidade de um aprendizado que considerasse a pluralidade dos aprendentes. Em um ritmo acelerado, redes de trabalho e trocas de experiências se estabeleceram, fatores que catalisaram movimentos tecnológicos antes não imaginados para um tempo tão curto. O uso do ensino híbrido passou a ser considerado e ao mesmo tempo questionado, uma vez que seus fundamentos previam aulas presenciais, recursos eletrônicos e, principalmente, que os estudantes atuassem ativamente como protagonistas dos processos relacionados ao aprender. Este estudo refere-se a esse processo e buscou responder à seguinte questão: o que os professores do 5º ano do Ensino Fundamental, anos iniciais, têm a dizer sobre o uso do ensino híbrido, a aprendizagem dos educandos e a pluralidade dos aprendentes em tempos de construção de uma nova escola, no contexto virtual de isolamento social, em decorrência do covid-19? Tivemos como objetivo analisar, a partir do olhar dos professores do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Loyola, a vivência compartilhada com os estudantes, em sua pluralidade, para o alcance dos objetivos previstos pela escola através do uso de aulas virtuais, da proposta de atividades (síncrona e assíncrona) e do ensino híbrido. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, para qual foi aplicado um questionário a 5 professoras responsáveis pela regência globalizada no ano de 2020, 1 professora de Arte, 2 professores de Música, 4 professores de Educação Física,1 professora de Ensino Religioso e 2 professores de Língua Inglesa, um total de 15 profissionais do Colégio Loyola, escola da Rede Jesuíta de Educação, na cidade de Belo Horizonte. Confirmamos, através das respostas obtidas, a importância de cuidados adicionais com os estudantes frente à vulnerabilidade experimentada e o desenvolvimento de interações mais dialógicas e colaborativas com os discentes. Para além do uso das tecnologias digitais, percebemos a relevância da centralidade dos estudantes em algumas turmas, considerando a pluralidade existente. Registramos essas informações em um diagnóstico que assegurará que a vivência desses tempos não se perca, oportunizando novas análises, exames e observações a partir de sua documentação.;
metadataTrad.dc.description.abstract Esta disertación analiza la percepción de docentes de un equipo de quinto grado del Colegio Loyola, escuela perteneciente a la Red Educativa Jesuita, en la ciudad de Belo Horizonte, sobre la práctica pedagógica híbrida en tiempos de pandemia. Se considera el contexto de construcción de una nueva escuela básica, que comenzó a existir en un entorno virtual. Esta migración urgente, debido al covid-19, implicó enfrentar diferentes demandas, lo que atestiguaba el valor del trabajo de los docentes para la continuidad de los aprendizajes que consideraban la pluralidad de aprendices. A un ritmo acelerado, se establecieron redes de trabajo e intercambio de experiencias, factores que catalizaron movimientos tecnológicos antes no imaginados en tan poco tiempo. El uso de la enseñanza híbrida llegó a ser considerado y cuestionado al mismo tiempo, ya que sus fundamentos proporcionaban clases presenciales, recursos electrónicos y, principalmente, que los estudiantes actuaran activamente como protagonistas en los procesos relacionados con el aprendizaje. Este estudio se refiere a este proceso y buscó dar respuesta a la siguiente pregunta: ¿Qué tienen que decir los docentes de 5º año de primaria, primeros años, sobre el uso de la enseñanza híbrida, el aprendizaje de los estudiantes y la pluralidad de aprendices en tiempos de construcción de una nueva escuela, en el contexto virtual de aislamiento social, como resultado del covid-19? Se anhela analizar, desde la perspectiva de los docentes de 5º año de Educación Primaria del Colegio Loyola, la experiencia compartida con los estudiantes, en su pluralidad, para lograr los objetivos marcados por la escuela a través del uso de clases virtuales, la propuesta de actividades (en un enfoque sincrónico y asincrónico) y la docencia híbrida. Se trata de una investigación de campo con enfoque cualitativo, en la que se aplicó un cuestionario a 5 profesores responsables de la regencia globalizada en 2020, 1 profesor de Arte, 2 profesores de Música, 4 profesores de Educación Física, 1 profesora de Enseñanza Religiosa y 2 profesores de Lengua Inglesa, un total de 15 profesionales del Colegio Loyola. Confirmamos, a través de las respuestas obtenidas, la importancia de un cuidado adicional para con los estudiantes ante la vulnerabilidad experimentada y el desarrollo de interacciones más dialógicas y colaborativas con los estudiantes. Además del uso de tecnologías digitales, nos damos cuenta de la relevancia de la centralidad de los estudiantes en algunos grados, considerando la pluralidad existente. Registramos esta información en un diagnóstico que asegurará que la experiencia de estos tiempos no se pierda, brindando oportunidades para nuevos análisis, exámenes y observaciones con base en la documentación.;
metadataTrad.dc.subject Ensino híbrido; Professores; Pandemia do covid-19; Pluralidade dos aprendentes; Enseñanza híbrida; Profesores; Pandemia de COVID-19; Pluralidad de los alumnos;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-10-01;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10830;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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