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Empresariamento da educação e formação continuada de professores: um estudo sobre os projetos desenvolvidos pela Fundação Lemann (2002-2018)

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Autor Garcia, Lilian Fabiana Ribeiro Nascimento;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6906214492286546;
Orientador Klaus, Viviane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8988903289836641;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Direito;
Idioma pt_BR;
Título Empresariamento da educação e formação continuada de professores: um estudo sobre os projetos desenvolvidos pela Fundação Lemann (2002-2018);
Resumo Frente às mudanças da sociedade contemporânea e a fim de acompanhá-las, difunde-se um discurso de que a educação precisa passar por transformações, vinculadas às mudanças do mundo do trabalho, no sentido de formar indivíduos com habilidades de atuação em uma realidade de incertezas. Os professores são cobrados a estarem preparados para formar sujeitos aptos para o século XXI, dentro de uma linha de performatividade e competitividade. Surgem, assim, diversas políticas educacionais que procuram investir na formação continuada de professores para obtenção de melhores resultados em avaliações de larga escala. Essas políticas posicionam o professor como o principal responsável por um bom resultado. A centralidade do conhecimento e da formação fazem com que atores de fora da escola passem a vê-la com interesse, o qual é exercitado através de parcerias. E é justamente nesse sentido que o presente estudo investigou como a formação continuada de professores tem sido pautada pela Fundação Lemann (FL) e quais discursos e temáticas, sobre formação, são veiculados nos seus relatórios anuais. Para tal, fez a análise documental de dezessete relatórios da Fundação Lemann. Os principais conceitos que subsidiaram as análises foram performatividade (BALL, 2014), racionalidade neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016) e empresariamento da educação (DARDOT; LAVAL, 2016; LAVAL, 2019). O estudo do material empírico foi organizado a partir de duas categorias analíticas: (1) identificação e caracterização da Fundação através da análise das suas formas de atuação no meio educacional; (2) análises sobre a formação continuada de professores e a discussão correlata, relativa aos investimentos financeiros nessa direção realizados pela FL. Entre os principais achados da pesquisa, destacam-se: a desapropriação dos saberes docentes e a transformação dos professores em executores de manuais didáticos; a reconfiguração do conteúdo próprio da educação a partir do empresariamento da educação; a performatividade e a cultura do desempenho como indicativos da suposta “qualidade” educacional.;
Abstract Considering the changes of the contemporary society and in order to follow them, a discourse according to which education needs to be transformed is disseminated, which is related to the changes of the labor world, towards educating individuals with abilities of performance in a reality of uncertainties. Teachers are supposed to be prepared to educate citizens for the 21st century, within a context of performativity and competitiveness. Many educational policies appear, thus, which seek to invest in the continued education of teachers for better results in wide-scale evaluations. These policies consider teachers as the main responsible ones for a good result. The centrality of knowledge and education makes out-of-school actors to get interested in schools; in this scenario, partnerships are proposed. And it is exactly in this perspective that this study sought to find out how continued education of teachers has been approached by the Lemann Foundation (LF) and which themes and discourses on education are disseminated in their annual reports. For such, a documentary analysis of seventeen reports of the Lemann Foundation was conducted. The main concepts that subsidized the analyses were performativity (BALL, 2014), neoliberal rationality (DARDOT; LAVAL, 2016) and entrepreneurism of education (DARDOT; LAVAL, 2016; LAVAL, 2019). The study of the empirical material was organized from two analytical categories: (1) identification and characterization of the Foundation through the analysis of their work in the educational context; (2) analyses regarding continued education of teachers and discussion related to the financial investments made by the LF. Among the main findings of the research are the following: the dispossession of knowledge and the transformation of teachers in appliers of educational materials; the reconfiguration of the education's content from the entrepreneurism of education; the performativity and the culture of performance as indicators of a supposed “educational quality”.;
Palavras-chave Formação de professores; Performatividade; Fundação Lemann; Empresariamento da educação; Teachers' education; Performativity; Lemann foundation; Entrepreneurism of education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-10-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10840;
Programa Programa de Pós-Graduação em Direito da Empresa e dos Negócios;


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