RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A formação docente em serviço: uma experiência fundamentada na educação jesuítica

Mostrar registro simples

Autor Trigueiro, Danieli de Sousa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5427155262416903;
Orientador Costa, Daianny Madalena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A formação docente em serviço: uma experiência fundamentada na educação jesuítica;
Resumo O presente estudo aborda a formação docente, tendo em vista as mudanças e desafios que despontam em nossa sociedade, sendo a escola, lugar de interação e formação humana. Como objetivo desta pesquisa, investigou-se a formação docente em serviço e seus desdobramentos, na perspectiva da Educação Jesuítica, com vistas a contribuir à formação integral do aluno. Tomou-se como lócus desta pesquisa, duas escolas filantrópicas, com 100% de gratuidade, pertencentes à Rede Jesuíta de Educação, localizadas no município de Teresina, no estado de Piauí. Na perspectiva de atender ao objetivo proposto, orientou-se pela seguinte questão de pesquisa: como a formação docente em serviço, fundamentada na Educação Jesuítica, favorece a formação integral do aluno, tendo como recorte o 1º ciclo do Ensino Fundamental. Como metodologia, foi uma pesquisa qualitativa, que se estruturou a partir de três elementos: os questionários estruturado com questões abertas e fechadas, aplicados aos professores das duas unidades escolares; o estudo de documentos - Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação e os Projetos Político-Pedagógicos de ambas as escolas; e a análise de conteúdo, Como referencial teórico, utilizou-se preferencialmente Klein, Tardif, Nóvoa e Alarcão. Os resultados indicaram que a formação em serviço favorece o aperfeiçoamento profissional dos professores, em alguns âmbitos, sendo identificado, a partir da análise dos dados, narrativas, que partem do que fortalecem as ideias da Pedagogia Inaciana, muito embora não se tenha evidenciado uma compreensão teórico-paradigmática a partir das respostas dos questionários. Portanto, como possibilidade de intervenção, foi proposto Rodas de Conversas para serem desenvolvidas com os professores no período da jornada pedagógica de 2022.;
Abstract The present study addresses teacher training, in view of the changes and challenges that arise in our society, with the school being a place of interaction and human formation. The goal of this research was to investigate in-service teacher training and its consequences, from the perspective of Jesuit Education, with a view to contribute to the integral formation of the student. Two philanthropic schools, with 100% free of charge, belonging to the Jesuit Education Network, located in the municipality of Teresina, in the state of Piauí, were taken as the locus of this research. In order to meet the objective the research, was guided by the following research question: how in-service teacher training, based on Jesuit Education, favors the integral formation of the student, having as a cut the 1st cycle of Elementary School. As a methodology, it was a qualitative research, which was structured from three elements: the structured questionnaires with open and closed questions, applied to the teachers of the two school units; the study of documents - Common Educational Project of the Jesuit Education Network and the Political-Pedagogical Projects of both schools; and content analysis. We based our study on author as, Klein, Tardif, Alarcão e Nóvoa, were preferably used. The results indicated that inservice training favors the professional improvement of teachers, in some areas, being identified, from the analysis of the data, narratives, which start from what strengthen the ideas of Ignatian Pedagogy, although there has not been evidence of an understanding theoreticalparadigm from the answers to the questionnaires. Therefore, as a possibility of intervention, Conversation Circles were proposed to be developed with teachers during the period of the 2022 pedagogical journey.;
Palavras-chave Formação docente em serviço; Educação Jesuítica; Formação integral; In-service training; Jesuit Education; Comprehensive training;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-11-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10915;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística