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Influência da pandemia para os trabalhadores da educação: o caso de uma instituição federal de ensino superior

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metadataTrad.dc.contributor.author Lima, Mônica Tavares França de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7919123695317524;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Cabral, Patrícia Martins Fagundes;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7731529054849431;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Influência da pandemia para os trabalhadores da educação: o caso de uma instituição federal de ensino superior;
metadataTrad.dc.description.resumo A pandemia de COVID-19 causou mudanças nas rotinas de profissionais no mundo todo. Em especial na educação, o ensino dos alunos e o trabalho dos profissionais, docentes e técnicos, foram afetados por essas mudanças. Nesse sentido, é proposto o seguinte trabalho que tem como objetivo geral analisar as influências da COVID-19 na rotina de trabalho dos profissionais da educação, no contexto de uma universidade pública federal, bem como propor estratégias de gestão de pessoas que contribuam para a saúde e o bem-estar desses profissionais. Com relação à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são: o questionário eletrônico e a entrevista semiestruturada. A coleta de dados foi realizada em 2021. A análise dos dados é feita a partir da metodologia de análise de conteúdo. Podemos inferir deste estudo que a pandemia afetou física e psicologicamente os trabalhadores da educação. Em função do isolamento social, a falta do convívio com os colegas, bem como, as relações pessoais foram prejudicadas. Também, a organização do tempo tornou-se um desafio para os trabalhadores da educação, que além do aumento de trabalho e de carga horária, tiveram que se adaptar ao ensino e trabalho remotos. Identificar fontes de risco psicossocial que podem conduzir os trabalhadores da educação ao estresse e ao adoecimento, durante e após a pandemia, apresenta-se como uma importante tarefa para os gestores. Desse modo, faz-se necessário a adoção de medidas de proteção, capazes de reduzir os impactos da COVID-19 na saúde física e mental dos trabalhadores, especialmente, no trabalho dos profissionais da educação, oportunizando mais qualidade de vida.;
metadataTrad.dc.description.abstract The COVID-19 pandemic has caused changes in the routines of professionals around the world. Especially in education, the teaching of students and the work of professionals, teachers and technicians were affected by these changes. In this sense, the following work is proposed, whose general objective is to analyze the influences of COVID-19 on the work routine of education professionals, in the context of a federal public university, as well as to propose strategies for managing people that contribute to health. and the well-being of these professionals. Regarding the methodology, this research is characterized by being a case study with a qualitative approach. The data collection instruments used are: the electronic questionnaire and the semi-structured interview. Data collection was carried out in 2021. Data analysis is done using the content analysis methodology. We can infer from this study that the pandemic physically and psychologically affected education workers. Due to social isolation, the lack of socializing with colleagues, as well as personal relationships were harmed. Also, the organization of time became a challenge for education workers, who in addition to the increase in work and workload, had to adapt to remote teaching and work. Identifying sources of psychosocial risk that can lead education workers to stress and illness, during and after the pandemic, is an important task for managers. Thus, it is necessary to adopt protective measures, capable of reducing the impacts of COVID-19 on the physical and mental health of workers, especially in the work of education professionals, providing more quality of life.;
metadataTrad.dc.subject Pandemia; Trabalhador da educação; Educação superior; Ensino remoto; Pandemic; Education worker; College education; Remote teaching;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-01-11;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11136;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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