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Cultura digital, multiletramentos e ensino de língua portuguesa na perspectiva de professoras em formação continuada

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Autor Schell, Luiza Vitória de Abreu;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8025489339824948;
Orientador Carnin, Anderson;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3357536032967630;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Cultura digital, multiletramentos e ensino de língua portuguesa na perspectiva de professoras em formação continuada;
Resumo O advento das tecnologias digitais e as modificações por ele deflagradas no modo de viver e ser em sociedade deram origem a uma nova cultura, a cultura digital (LÉVY, 1999). Há, nessa cultura, especialmente em ambientes digitais de interação, novas práticas de linguagem, que originaram novos gêneros de texto carregados de múltiplas semioses que vão além da linguagem verbal. No entanto, parece que esses novos gêneros pouco espaço têm ganhado nas aulas de Língua Portuguesa na escola. Considerando tal cenário, esta pesquisa procura compreender como professoras de Língua Portuguesa, em formação continuada, desenvolvem um projeto didático de gênero (GUIMARÃES; KERSCH, 2012; 2014) à luz dos multiletramentos e do trabalho com gênero da cultura digital e como a reflexão sobre esse trabalho pode potencializar a ressignificação de suas práticas docentes. Para isso, a fundamentação teórica é baseada nos estudos sobre a cultura digital e suas repercussões e impactos no contexto escolar (LÉVY, 1999; LOPES; SCHLEMMER, 2011; SCHLEMMER; DI FELICE, 2020), na perspectiva de multiletramentos no ensino e aprendizagem de língua materna, a partir dos estudos do Grupo de Nova Londres (1996), do que é prescrito na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e, especialmente, dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006a), que amparam reflexões sobre o trabalho do professor e desenvolvimento profissional docente. Esta pesquisa, de base qualitativa (CRESWELL, 2007), mobiliza, na geração e análise de dados, registros videogravados de interações produzidas durante encontros remotos de formação continuada realizados com professoras de Língua Portuguesa e/ou coordenadoras pedagógicas atuantes em uma rede pública de ensino, durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2020. Das interações realizadas nesse contexto, são analisadas as verbalizações de três profissionais, em diferentes momentos da formação, procurando identificar pistas linguístico-discursivas que evidenciem os movimentos de ressignificação da sua prática docente, especialmente no que concerne ao trabalho com gêneros da cultura digital e multiletramentos a partir do trabalho com projetos didáticos de gênero. Para a análise de dados é utilizado o modelo da arquitetura textual de Bronckart (1999), alinhado também aos princípios dos estudos dos campos da cultura digital e dos multiletramentos. Os resultados sugerem que as profissionais, através do desenvolvimento do projeto didático de gênero, apropriaram-se de gênero próprio da cultura digital e das tecnologias digitais que o envolvem e revelaram, a partir da reflexão crítica sobre seu trabalho e processo de tomada de consciência por elas expresso verbalmente, promovidos e incentivados nos encontros de formação continuada, pistas de desenvolvimento profissional docente e de ressignificação de suas práticas de ensino.;
Abstract The advent of digital technologies and the changes triggered in the way of living and being in society gave rise to a new culture, the digital culture (LÉVY, 1999). There are, especially in this culture, in digital environments of interaction, new language practices, which originated new text genres with multiple semiosis that go beyond verbal language. However, it seems that these new text genres have gained little space in Portuguese language classes at school. Considering this scenario, this research seeks to understand how Portuguese language teachers, in continuing education, develop a genre education project (GUIMARÃES; KERSCH, 2012; 2014) from the perspective of multiliteracies and from the work with text genres of the digital culture and how the reflection of this work can enhance the resignification of their teaching practices. For this, the theoretical foundation is based on studies of digital culture and its repercussions and impacts on the school context (LÉVY, 1999; LOPES; SCHLEMMER, 2011; SCHLEMMER; DI FELICE, 2020), in the perspective of multiliteracies in the teaching and learning of mother tongue from the studies of the New London Group (1996), of what is prescribed in the National Curricular Common Base (BRASIL, 2018) and, especially, the assumptions of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999; 2006a), which allow reflections on the teacher's work and teacher professional development. This qualitative research (CRESWELL, 2007) mobilizes, in the generation and analysis of data, recordings of interactions produced during remote continuing education meetings with Portuguese language teachers and/or pedagogical coordinators that working in a public school system, during the Covid-19 pandemic, in the year 2020. From the interactions performed in this context, the verbalizations of three professionals, at different moments of continuing teacher education, are analyzed, seeking to identify linguistic-discursive clues that show the movements of resignification of their teaching practice, especially with regard to working with text genres of digital culture and multiliteracies from the work with genre education project. For data analysis, the textual architecture model proposed by Bronckart (1999) is used, also aligned with the principles of studies in the fields of digital culture and multiliteracies. The results suggest that professionals, through the development of genre education projects, have appropriated of the text genre of digital culture and the digital technologies that surround it and revealed, from the critical reflection on their work and the awareness process expressed by them verbally, promoted and encouraged in the continuing education meetings, clues for the professional development of teachers and for the resignification of their teaching practices.;
Palavras-chave Multiletramentos; Interacionismo sociodiscursivo; Formação continuada de professores; Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa; Gêneros da cultura digital; Multiliteracies; Sociodiscursive interactionism; Continuing teacher education; Portuguese Language teaching and learning; Text genre of digital culture;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-03-15;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11158;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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