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Distopias audiovisuais: experiências mentais em circulação

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metadataTrad.dc.contributor.author Bocca, Jean Pierre;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1261447307765458;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Braga, Jose Luiz Warren Jardim Gomes;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4251781990514288;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Distopias audiovisuais: experiências mentais em circulação;
metadataTrad.dc.description.resumo Diante da complexificação dos processos sociais, da exacerbação da individualidade, da intolerância e da incivilidade, de uma tendência conservadora e extremista, de comportamentos nocivos e destrutivos, e dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, os indivíduos passam a estranhar a própria realidade e a temer pelas possibilidades pessimistas de um futuro cada vez mais incerto. Neste cenário, as narrativas distópicas se tornam, mais do que imaginações sobre o amanhã, alertas para a sociedade hoje. A partir da proposta de Ursula K. Le Guin (2014) de que as obras de ficção científica devem ser lidas como “experimentos mentais”, a pesquisa objetiva compreender como cada realização audiovisual em estudo constrói sua experiência distópica específica e examinar o que os casos, em conjunto, propõem como distopia a partir da realidade social. Foram selecionadas três produções audiovisuais para a análise: Fahrenheit 451 (1966), a série de filmes Jogos Vorazes (The Hunger Games, 2012 - 2015) e a minissérie Years and Years (2019). Como encaminhamento metodológico, adotou-se o paradigma indiciário, a partir dos trabalhos de Carlo Ginzburg (1989) e José Luiz Braga (2008). Em cada caso, a pesquisa visou investigar e articular indícios e inferências que possibilitassem apreender a distopia construída tanto no nível narrativo quanto na estrutura geral do objeto. Buscou-se, no cotejo das lógicas internas de cada caso, inferências transversais que revelassem o que o conjunto propõe como distopia. Neste nível, foi possível verificar de que forma as experiências distópicas exploram e potencializam aspectos da realidade e como, ao alertar a sociedade, as distopias podem estimular a reflexão e a ação dos participantes sociais diante de possibilidades preocupantes e sombrias.;
metadataTrad.dc.description.abstract In the face of complexification of social processes, the exacerbation of individuality, intolerance and incivility, a conservative and extremist tendency, harmful and destructive behaviors, and the challenges imposed by climate change, individuals are perplexed by their own reality fearing the pessimistic possibilities of an uncertain future. In this scenario, dystopian narratives are not only related to tomorrow but are a warning for the present society. Based on Ursula K. Le Guin’s (2014) idea that science fiction works should be read as “thought-experiments”, this research covers how each audiovisual creations under study constructs its specific dystopian experiment and examine what is proposed by the set of cases as a dystopia from real society’s vision. In this study, for analysis, were selected three audiovisual productions: Fahrenheit 451 (1966), Movies Saga The Hunger Games (2012 - 2015) and the TV series Years and Years (2019). Evidentiary paradigm was used as methodology, basing it on Carlo Ginzburg (1989) and José Luiz Braga (2008) works. In each case, this research aimed to investigate and articulate clues and inferences that allowed us to learn the dystopia constructed not only at the narrative level, but as in the general structure of the object. During the comparison of the internal logics of each case, we searched for cross-sectional inferences that could reveal what they proposed as dystopia. At this level, it was possible to verify how dystopian experiments explores and potentialize aspects from reality and in that way can alert and stimulate reflection and social participation action in face of to the dark possibilities.;
metadataTrad.dc.subject Distopia; Experimento mental; Midiatização; Paradigma indiciário; Casos múltiplos; Dystopia; Thought-experiment; Mediatization; Evidentiary paradigm; Multiple cases;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-11-10;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11238;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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