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Dispositivo da tecnocientificidade: a iniciação científica ao alcance de todos

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Autor Bocasanta, Daiane Martins;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8447518676938440;
Orientador Knijnik, Gelsa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8744369266395118;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Dispositivo da tecnocientificidade: a iniciação científica ao alcance de todos;
Resumo A pesquisa tem por objetivo problematizar a Iniciação Científica (IC), que cada vez mais precocemente passa a ser endereçada aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O material de pesquisa é composto principalmente por documentos elaborados no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, manuais voltados para a formação de professores para o trabalho com Ciências e Iniciação Científica nos Anos Iniciais elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura, o livro Metodologia Científica ao alcance de todos, de Celicina Azevedo, e uma edição da Revista Nova Escola. Servindo-se de formulações de Michel Foucault, John Dewey, Ian Hacking, Stephen Ball e Thomas Kuhn e das ideias do que corresponde ao período tardio da obra de Wittgenstein, entre outros, a Tese analisa como emerge o deslocamento da Iniciação Científica praticada no âmbito universitário para o currículo escolar dos Anos Iniciais; o modo como os sujeitos escolares são posicionados nos documentos que tratam da Iniciação Científica escolar; e os entendimentos que podem ser atribuídos ao deslocamento da ênfase nas feiras de ciências escolares para os salões de IC dos quais participam estudantes dos Anos Iniciais. O trabalho investigativo mostrou que: a) a Iniciação Científica, que cada vez mais cedo se faz presente no currículo escolar, faz parte do que se nomeou na pesquisa como dispositivo da tecnocientificidade; b) o dispositivo da tecnocientificidade age por meio da condução das condutas, da regulação dos desejos e da direção dos interesses, visando a inserir o maior número possível de indivíduos nas carreiras tecnocientíficas. Tal inserção posicionaria os sujeitos na lógica do mercado e estaria situada no âmbito da gestão do risco; c) nos documentos analisados, os professores são posicionados como “orientadores de aprendizagens”, e os alunos, como “crianças curiosas”; d) observa-se um deslocamento de ênfase das feiras de ciências escolares para os salões de Iniciação Científica promovidos pelas universidades, bem como o caráter performativo que pode ser atribuído a esses eventos; e e) o uso do Método Científico é tomado de forma naturalizada, como inerente ao trabalho de pesquisa realizado em sala de aula. É possível identificar semelhanças de família entre o Método Científico utilizado na escola e o que usam os cientistas, mas não igualdade.;
Abstract This research aims at problematizing Scientific Initiation (SI), which has been earlier and earlier directed to the Early Grades of Elementary School. The research material is mainly composed of documents designed by the Ministry of Science, Technology and Innovation, handbooks for teacher education in Science and Scientific Initiation for Early Grades designed by the Ministry of Education and Culture, the book Metodologia Científica ao alcance de todos, by Celicina Azevedo, and an issue of Revista Nova Escola. By adopting assumptions by Michel Foucault, John Dewey, Ian Hacking, Stephen Ball and Thomas Kuhn, as well as later Wittgensteinian ideas, among others, this Thesis has analyzed the movement from Scientific Initiation as practiced in the university to the Elementary School curriculum; the way that school subjects have been positioned in documents addressing school Scientific Initiation; and understandings that may be attributed to the movement from an emphasis on school science fairs to the SI salons in which Early Grade students participate. The investigation has evidenced that: a) Scientific Initiation, which has been introduced into the school curriculum earlier and earlier, is a part of what has been named as techno-scientificity device in this study; b) the techno-scientificity device acts by conducting conducts, regulating desires and directing interests, aiming at inserting the greatest possible number of individuals into techno-scientific careers. Such insertion would position the subjects in the market logic and would be located in the sphere of risk management; c) in the analyzed documents, teachers have been positioned as “learning advisors”, and students as “curious children”; d) it is possible to notice a displacement from an emphasis on school science fairs to Scientific Initiation salons sponsored by universities, as well as a performative feature that may be attributed to those venues; and e) the use of the Scientific Method has been taken in a naturalized way as inherent to research work performed in the classroom. It is possible to identify family resemblances, rather than equality, between the Scientific Method used at school and that adopted by scientists.;
Palavras-chave Iniciação científica; Anos iniciais; Método científico; Feiras de ciências; Salões de IC; Scientific initiation; Early grades; Scientific method; Science fairs; SI salons;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2014-01-16;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11259;
Programa Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada;


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