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Estratégias baseadas em recursos para Instituições de Ensino Superior (IES): o papel dos recursos legais

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Autor Macêdo, Marcela Lívia Pessoa Soares;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9239637295191996;
Orientador Silva, Sílvio Bitencourt da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5792727067633222;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Direito;
Idioma pt_BR;
Título Estratégias baseadas em recursos para Instituições de Ensino Superior (IES): o papel dos recursos legais;
Resumo Esta dissertação tem como tema as Instituições de Ensino Superior – IES’s, sobretudo o estudo de caso sobre o Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba – CESVALE, e pretende contribuir para a continuação desta IES no mercado atual educacional, através da consolidação de estratégias baseadas na teoria da Visão Baseada em recursos, bem como através dos recursos legais descritos para a obtenção de vantagens competitivas, assegurando sua perenidade. A pesquisa passa pela análise de estratégias baseadas em recursos que as Instituições de Ensino Superior, especificamente no âmbito do CESVALE, adotam como ferramenta de gestão, para obterem vantagens competitivas, assegurando a sua perenidade no mercado educacional do Brasil. Neste contexto, as análises dos dados foram feitas através da ferramenta VRIO, identificando as possibilidades para a consolidação dos recursos identificados, assim como as potencialidades e fragilidades oriundas desta análise. Com base na análise dos dados, percebe-se que, no CESVALE, a gestão do recurso humano transitou pelo levantamento do potencial dos profissionais, o desenvolvimento das habilidades e a capacitação necessária. Portanto, é notório que quanto mais interação existir entre os dois modelos teóricos apresentados – planejamento estratégico e visão baseada em recursos – pode-se assegurar a permanência da IES no mercado de Ensino Superior do Piauí.;
Abstract This dissertation has as its theme the Higher Education Institutions - HEIs, especially the case study on the Higher Education Center of Vale do Parnaíba - CESVALE, and aims to contribute to the continuation of this HEI in the current educational market, through the consolidation of strategies based on in the theory of Vision Based on resources, as well as the legal resources described for obtaining competitive advantages, ensuring its continuity. Analyze which are the resource-based strategies that Higher Education Institutions, specifically within CESVALE, adopt as a management tool, to obtain competitive advantages, ensuring their permanence in the educational market in Brazil. Data analysis was performed using the VRIO tool, identifying the possibilities for the consolidation of the identified resources, as well as the strengths and weaknesses arising from this analysis. Based on the analysis of the data, we perceive that at CESVALE the management of human resources moved through the survey of the potential of professionals, the development of skills and the necessary training. Therefore, it is clear that the more interaction that exists between the two theoretical models presented - strategic planning and Vision based on resources - the IES can remain in the Higher Education market in Piaui.;
Palavras-chave Planejamento estratégico; Visão baseada em recursos; IES; VRIO; Recursos legais; Strategic planning; Resource-based view; HEI; VRIO; Legal resources;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Direito;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-08-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11283;
Programa Programa de Pós-Graduação em Direito da Empresa e dos Negócios;


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