Resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar de forma crítica os sentidos construídos através do tempo pelo The New York Times, sobre o show dos Beatles no Shea Stadium, em 1965. Para o progresso desta pesquisa, compreendemos que a notícia é uma construção do social, e que o jornalismo cultural está diretamente integrado ao entretenimento. O jornal norte-americano The New York Times desenvolve, ao longo da sua trajetória, um produto cultural que, além de entreter, rememora grandes acontecimentos, como o show dos Beatles no Shea Stadium. Sobre o grande show, foi observado que, ao longo dos anos, o The New York Times vem rememorando esse acontecimento, trazendo novos sentidos ao fato jornalístico. Como metodologia, foi utilizado a Análise de Discurso (AD) da linha francesa. Nos textos observados, foi possível encontrar sete formações discursivas textuais (FDTs). A partir das FDTs, constatamos que, nas matérias de cobertura do The New York Times ao show dos Beatles no Shea Staidum, o sentido de histeria está presente tanto nas matérias da época do acontecimento, quanto nas matérias que rememoram o grande espetáculo.; |