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Formação continuada de professores alfabetizadores: um processo de coconstrução entre universidade e escola

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Autor Luiz, Simone Weide;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9020456837724447;
Orientador Fronza, Cátia de Azevedo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8861465576589134;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Formação continuada de professores alfabetizadores: um processo de coconstrução entre universidade e escola;
Resumo Muito se fala sobre a qualidade da leitura e da escrita das crianças brasileiras. Diz-se que as crianças não vêm sendo alfabetizadas dentro da idade esperada, sob a alegação de que não compreendem o que leem. Esta pesquisa parte do pressuposto de que, para os alunos desenvolverem suas habilidades de leitura e escrita, é importante que os conteúdos trabalhados em aula estejam conectados às suas práticas sociais. Além disso, a formação dos professores alfabetizadores deve ser um trabalho coconstruído, entre universidade e escola. Considerando o exposto, o objetivo geral desta tese é conhecer e refletir sobre percepções e concepções dos professores quanto à apropriação da leitura e da escrita por alunos de 1º ano de rede pública municipal, por meio de ação de formação coconstruída entre universidade e rede escolar. A tese se organiza a partir de temas como a apropriação da linguagem escrita e seu ensino, valorizando as práticas sociais e a coconstrução da formação de professores alfabetizadores. Consideram-se perspectivas de Vygotsky (1896-1934; 1998), Rego (2013), entre outros, quando se discorre sobre apropriação da linguagem pelas crianças. Ferreiro e Teberosky (1999), Street (1984; 2017), Soares (2003; 2018; 2021) e Cosson (2016) são os principais autores para fundamentar as reflexões sobre leitura e escrita com significado, com ênfase no letramento. Imbernón (2015), Tardif (2017), André (2013) e outros autores são a referência para a discussão sobre formação docente. Os dados gerados se referem a três módulos de formação continuada, realizados com 29 docentes, de maio a outubro de 2020, em formato remoto e assíncrono. Destaca-se que, para a decisão sobre os temas das ações, houve a participação dos docentes e da pesquisadora. Foram considerados na análise textos redigidos pelos docentes participantes, com base nas suas definições sobre letramento, opiniões sobre excertos de material de estudo destacados de outros professores sobre o mesmo tem; e propostas de atividades enviadas pelos docentes sobre letramento e letramento literário. Observa-se que a maioria dos docentes compreende o letramento de acordo com a abordagem teórica em foco. Ademais, em suas propostas de atividades, os professores compartilharam conteúdos associados ao contexto dos alunos. De modo geral, as atividades sugeridas fazem conexões com a realidade e necessidades dos discentes, uma vez que os assuntos tratados são relevantes para a construção social e cidadã dos alunos. Tendo em vista as mudanças sociais que determinam também as vivências dos estudantes e a realidade escolar, é preciso ampliar e aprofundar o alcance das propostas, para que os alunos evoluam gradativamente nas habilidades de leitura e escrita, tornando-se ainda mais protagonistas de suas aprendizagens.;
Abstract Much is said about the quality of Brazilian children's reading and writing. It is said that children are not being taught literacy at the expected age, under the allegation that they do not understand what they read. This research is based on the assumption that, for students to develop their reading and writing skills, it is important that the content worked in class is connected to their social practices. Moreover, the training of literacy teachers should be a co-constructed work, between university and school. Considering the above, the general objective of this thesis is to know and reflect about perceptions and conceptions of teachers regarding the appropriation of reading and writing by 1st grade students in a public network, through a training action co-constructed between university and school network. The thesis is organized around themes such as the appropriation of written language and its teaching, valuing social practices and the co-construction of the formation of literacy teachers. The perspectives of Vygotsky (1896-1934; 1998), Rego (2013), among others, are considered when discussing the appropriation of language by children. Ferreiro and Teberosky (1999), Street (1984; 2017), Soares (2003; 2018; 2021), and Cosson (2016) are the main authors to ground the reflections on meaningful reading and writing, with emphasis on literacy. Imbernón (2015), Tardif (2017), André (2013) and other authors are the reference for the discussion on teacher training. The data generated refer to three continuing education modules, carried out with 29 teachers, from May to October 2020, in remote and asynchronous format. It is noteworthy that the teachers and the researcher participated in the decision about the themes of the actions. The analysis considered texts written by the participating teachers, based on their definitions of literacy, opinions on excerpts of study material from other teachers on the same topic, and proposals of activities sent by teachers on literacy and literary literacy. It is observed that most teachers understand literacy according to the theoretical approach in focus. Moreover, in their activity proposals, teachers shared content associated with the students' context. In general, the suggested activities make connections with the students' reality and needs, since the issues dealt with are relevant to the students' social construction and citizenship. Considering the social changes that also determine the students' experiences and the school reality, it is necessary to broaden and deepen the scope of the proposals, so that students gradually evolve in their reading and writing skills, becoming even more protagonists of their learning.;
Palavras-chave Alfabetização; Letramento; Formação continuada de professores; 1º Ano do ensino fundamental; Initial reading instruction; Literacy; Continuing education for teachers; 1st year of elementary school;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-02-23;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11374;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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