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Políticas sobre o currículo do Novo Ensino Médio: desdobramentos e efeitos de um projeto piloto em uma Escola Estadual (RS)

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Autor Homem, Luciane Flores;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5809038209576154;
Orientador Fritsch, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Co-orientador Pasinato, Darciel;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/0365700249114929;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Políticas sobre o currículo do Novo Ensino Médio: desdobramentos e efeitos de um projeto piloto em uma Escola Estadual (RS);
Resumo Esta dissertação tem como tema a implementação do Projeto Piloto do Novo Ensino Médio. Possui como questão norteadora “Quais os desdobramentos e os efeitos da implementação do projeto piloto do Novo Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Caic Madezatti no município de São Leopoldo?”. Essa definição se dá em função de o governo do estado do Rio Grande do Sul ter iniciado a implementação do Projeto Piloto do Novo Ensino Médio em algumas escolas da rede estadual nos anos de 2019 e 2020. As mudanças propostas sofreram o atravessamento da pandemia e isolamento provocados pela Covid 19. O objetivo geral dessa pesquisa foi compreender os desdobramentos e efeitos do projeto piloto no processo de implementação do Novo Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Caic Madezatti, no município de São Leopoldo, escola essa que configura como campo empírico desse estudo. Esta é uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa. A produção de dados foi realizada a partir de análise documental (CELLARD, 2008); observação participante (YIN, 2001); questionários mediados por tecnologia e entrevistas (MINAYO, 2001). Os questionários foram respondidos por 18 docentes, via Google Formulário, em 2020. As entrevistas aconteceram em novembro de 2021, uma no formato presencial, com 8 professores participantes, e outra no formato online, via Google Meet, com 7 docentes. A análise de dados deu-se a partir da análise textual discursiva e da categorização, Moraes (2003) e Gatti (2004). A fundamentação teórica tem como principais referências os autores Michael Young (2007) e José Carlos Libâneo (2016), com a temática: o papel da escola; Acácia Kuenzer (2017), Nora Krawczyk e Celso João Ferretti (2017), flexibilização; e Antonio Novoa (2019) e Altair Fávero e Diego Bechi (2020) sobre o trabalho docente. Percebe-se, nos resultados obtidos, que foi “vendida” para os alunos a ideia de protagonismo e participação nas definições do Novo Ensino Médio. Contudo, as preferências dos estudantes: foco no Enem, cursos profissionalizantes, gosto pelas artes e esportes não estão contempladas na reforma. É fundamental que políticas públicas garantam uma escola de qualidade com foco na aprendizagem. Para isso, estas precisam ser pensadas a partir de uma formação integral do ser humano e não a partir de um viés mercadológico. Neste sentido, a flexibilização curricular, proposta para o Novo Ensino Médio, reduz o ensino do conhecimento técnico, científico e filosófico adquirido pela humanidade ao longo dos séculos e dá ênfase ao utilitarismo e ao individualismo emergencial para atender uma demanda transitória do mercado de trabalho. Como resultado imediato nas escolas, os docentes acabam sobrecarregados com o aumento da demanda de trabalho, pois atendem um número maior de alunos após a reforma e não receberam formação continuada. Ademais, sentem-se desvalorizados com a redução, ou quase extinção, de suas áreas de formação na nova matriz curricular proposta. Somandose a isso, durante o período de isolamento social em 2020 e 2021, os docentes investiram recursos próprios para garantir as aulas no modelo remoto. Mesmo naquele período conturbado de pandemia, professoras e professores declararam que sua maior preocupação era com o processo de ensino/aprendizagem.;
Abstract This dissertation presents the research results in the Master Degree in Education at Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Its theme is the implementation of the New High School Pilot Project.The state government of Rio Grande do Sul has begun implementing the New High School Pilot Project in some state schools in 2019 and 2020. The changes in the pilot project faced the global pandemic and social isolation caused by Covid-19. The general objective of this research was to understand the developments and effects of the pilot project in the process of implementing the New High School at Caic Madezatti State High School, in the city of São Leopoldo. Caic Madezatti School that serves as the empirical field of this study. It's an applied and qualitative research. Data production was based on document analysis (Cellard, 2008), participant observation (Yin, 2001), technology-mediated questionnaires and interviews (Minayo, 2001). Data analysis was based on discursive textual analysis and categorization, Moraes (2003) and Gatti (2004). Questionnaires were answered by 18 teachers via Google Forms in 2020. The interviews took place in November 2021. The first interview was face-to-face with 8 participating teachers, and the second one was online via Google Meet with 7 teachers. The theoretical framework has as main references the authors Michael Young (2007) and José Carlos Libâneo (2016), with the theme: the school role; Acácia Kuenzer (2017), Nora Krawczyk and Celso João Ferretti (2017), flexibilization; and Antonio Novoa (2019) and Altair Fávero and Diego Bechi (2020) about the teaching work. It is noticed in the results that governmental marketing "sold" the idea of protagonism and participation in the definitions of the New High School to the students. However, the students' preferences: focus on Enem, professional courses, art workshop and sports. It is fundamental that public policies guarantee a quality school focused on learning. Public policies should be based on an integral formation of the human being and not on a market-oriented viewpoint. In this sense, the curricular flexibility proposed for the New High School reduces the teaching of technical, scientific and philosophical knowledge acquired by humanity over the centuries and emphasizes utilitarianism and emergency individualism to meet a transitory demand of the labor market. As immediate result in schools, teachers are exhausted with the increased demand for work, since they teach larger number of students after the reform and have not received continuing education. They also feel undervalued with the reduction, or near extinction, of their education field in the new curriculum. In addition, during the period of social isolation in 2020 and 2021, the teachers wasted their own money to guarantee classes in the remote model. Even in that troubled pandemic time, teachers declared that their biggest concern was about the teaching/learning process.;
Palavras-chave Projeto Piloto do Novo Ensino Médio; Flexibilização curricular; Papel da escola; Trabalho docente; New high school; Curricular flexibilization; School role; Teaching;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-04-26;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11473;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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