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Moda, arte e sustentabilidade: processos éticos através do design de superfície

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Autor Tôrres, Marcela de Bettio;
Orientador Freire, Karine de Mello;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9308426042161899;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Moda, arte e sustentabilidade: processos éticos através do design de superfície;
Resumo O presente trabalho aborda questões pertinentes em relação ao atual contexto contemporâneo, considerando os impactos gerados pela indústria da moda, e apontando para as dimensões da sustentabilidade. Identificam-se as matérias-primas e os processos ecologicamente corretos e mais justos socialmente que possam ser aplicados na moda, identificando também fornecedores locais que contribuem com este trabalho. Este projeto propõe, por meio do design de superfície, a retomada de processos manuais de estamparia. Verifica-se um caráter artístico nesses processos, tornando possível uma relação entre moda, arte e sustentabilidade. Apresenta-se, além das matérias-primas e fornecedores locais envolvidos neste projeto, mas registra-se todos os processos realizados até a concepção final do trabalho. Além disso, por meio da metodologia do design estratégico, propõe-se um novo modelo de negócio que abrange todas as questões abordadas ao longo da pesquisa, identificando o público-alvo, valores da marca e estratégias de comunicação, lançando uma nova marca e apresentando uma coleção de moda-arte.;
Abstract This final paper addresses pertinent issues in relation to the current contemporary context, considering the impacts generated by the fashion industry, and pointing to the dimensions of sustainability. Identifying the most environmentally friendly socially fair raw materials and processes that can be applied in fashion, as well as identifying local suppliers who contribute to this work. This project proposes, through surface design, the resumption of manual stamping processes, and an artistic character is verified, making possible a relation between fashion, art and sustainability. In addition to the local raw materials and suppliers involved in this project, it is presented all the processes performed up to the final project conception. Finally, through the strategic design methodology, it's proposed a new business model that covers all the issues addressed throughout the research, identifying the target audience, brand values and communication strategies, launching a new brand and presenting a fashion-art collection.;
Palavras-chave Moda; Design de superfície; Sustentabilidade; Arte; Fashion; Surface design; Sustainability; Art;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-12-04;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11572;
Nivel Graduação;
Curso Moda;


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