Resumo |
Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do processo de
forjamento de um pino de ligação aplicado na suspensão de veículos de médio porte,
fabricado em aço micro ligado no material DIN 41Cr4, com diâmetro de Ø19,05 mm,
cisalhado e substituindo o processo de alívio de tensão por um processo de tratamento
térmico a uma dureza de 24 a 30 HRc, obtendo resultados teóricos (analítico e
simulação), validando-os na prática, através de ensaios físicos, ambos com um grau de
deformação de = 0,78. O preenchimento das cavidades, as forças durante o
processo de forjamento e análise do ferramental de forjamento foi obtido através de
simulação pelo método de elementos finitos no Eesy-2-form. A análise experimental foi
obtida através do teste de 20 corpos de prova. Após os ensaios de compressão, os
dados obtidos foram tratados e aplicados na equação de Holloman para a obtenção da
tensão de escoamento, possibilitando a realização dos cálculos da forma convencional
de extrusão confinada e recalque interrelacionando as forças necessárias para o
forjamento. Para a comprovação de preenchimento total da cavidade, foi fabricado o
ferramental e realizado o processo de extrusão confinada, que permite uma redução
aproximada de 25% do diâmetro inicial em uma prensa hidráulica de 2000 kN, da marca
Menegotto. Os métodos teóricos e a simulação apresentam uma convergência entre si
de 89%. Porém se observou, o método teórico e a prática apresentaram uma
convergência de 93%. Através das curvas de Holloman, identificou-se as expressões
que descrevem o comportamento do material sem tratamento térmico e com tratamento
térmico, representando um impacto de 27% na tensão de escoamento.; |