RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Ensino de física atômica e nuclear: uma abordagem para o ensino médio

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Finimundi, Régis Roberto;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Klein, Cândida Cristina;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8599192488692770;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Ensino de física atômica e nuclear: uma abordagem para o ensino médio;
metadataTrad.dc.description.resumo Na maioria das escolas públicas brasileiras, o ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC), está excluído do currículo por falta de tempo para o seu desenvolvimento, apesar da obrigatoriedade indicada nos documentos oficiais que orientam o ensino do país. O estudo dos conteúdos de FMC é relevante, por eles se fazerem presentes no cotidiano dos alunos e de toda sociedade e estarem relacionados com grandes avanços tecnológicos e momentos históricos importantes da humanidade. Tendo isso em foco, o presente trabalho apresenta uma proposta de ensino, envolvendo alguns tópicos de FMC, especialmente, Física Atômica e Nuclear. A metodologia da proposta engloba a abordagem sob perspectiva da História e Filosofia da Ciência e a abordagem conceitual, utilizando recursos didáticos de divulgação científica, como vídeos e textos. A abordagem metodológica foi aplicada com os alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Assunção, do município de Alto Feliz – RS. Durante a aplicação da proposta foram identificadas potencialidades e limitações da metodologia utilizada. Os resultados demonstram que as abordagens metodológicas utilizadas foram mais relevantes na motivação dos alunos para os estudos, os quais apresentaram, de modo geral, desempenho satisfatório nas aulas e em atividades avaliativas. Os alunos demonstraram dificuldade na compreensão de textos e questões mais complexos, o que ficou evidenciado pelo seu desempenho nas avaliações, sobre determinados tópicos, e limitou a eficiência da abordagem conceitual. A metodologia aplicada auxiliou na introdução e aproximação dos alunos em relação aos conteúdos da área de Física Moderna e Contemporânea.;
metadataTrad.dc.subject História e Filosofia da Ciência; Abordagem conceitual; Ensino de Física Moderna e Contemporânea; Divulgação científica;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-12-01;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11748;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Física;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics