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Nascida da tormenta, a última de seu nome: construtos de (des)empoderamento feminino a partir de Daenerys Targaryen

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Autor Moraes, Clara Meira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9867343958299905;
Orientador Lopes, Tiago Ricciardi Correa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5596822950536203;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Nascida da tormenta, a última de seu nome: construtos de (des)empoderamento feminino a partir de Daenerys Targaryen;
Resumo Esta pesquisa busca compreender os construtos de (des)empoderamento feminino no audiovisual, tomando como base empírica de observação a trajetória da personagem Daenerys Targaryen, da série Game of Thrones (2011 - 2019). Outras personagens, pertencentes a um corpus expandido, também são evocadas. O objetivo principal deste trabalho é compreender as formas com que o (des)empoderamento é construído e, mais especificamente, investigá-los quanto aos seus recursos técnicos, estéticos e narrativos. Assim, será possível apreender como o poder, ou a perda dele, é produzido, enquanto construto tecnocultural, nas histórias das personagens. O quadro teórico, primeiramente, contextualiza o termo (des)empoderamento através de um viés feminista, para depois trazer um panorama sobre as relações de poder imbuídas na sociedade e, principalmente, como o gênero e a representação da mulher no audiovisual são afetadas pelo poder. Por fim, discute a presença de camadas memoriais e tecnoculturais nas imagens, nas quais se inscrevem significações que duram e se atualizam incessantemente. A metodologia possui um caráter memorial, em que a pesquisadora se coloca como o sujeito que percebe os construtos e elabora significações. Os movimentos utilizados que compõem o quadro metodológico são a cartografia, o perambular da flânerie, a criação de coleções temáticas e a dissecação, que, por fim, resultaram em três constelações chamadas A mulher poderosa, A mulher incapaz e A mulher descartada. Portanto, a partir do tensionamento entre o objeto empírico, os movimentos metodológicos e o referencial teórico, o trabalho busca apresentar as diferentes formas com que o (des)empoderamento feminino comparece nas imagens, considerando que as durações e atualizações encontradas nelas são advindas do contágio entre a tecnologia/técnica e a cultura.;
Abstract This research seeks to analyze the constructs of female (dis)empowerment in audiovisual media through the character of Daenerys Targaryen, from Game of Thrones (2011 – 2019). Other characters that belong to an expanded corpus are also evoked. The main objective of this work is to comprehend the ways in which (dis)empowerment is constructed and, specifically, to look at its technical, esthetic, and narrative resources. Thus, it would be possible to apprehend how power, or the loss of it, is produced in the characters’ stories as a technocultural construct. The theoretical discourse contextualizes the term (dis)empowerment through a feminist approach. Afterwards, it gives an overview on the relations of power interwoven in society and how gender and female representation in audiovisual media are affected by it. Lastly, it discusses the memorial and technocultural layers in the images, in which lasting significations that are constantly updating themselves are inscribed. The methodology is of memorial character, where the researcher inserts herself as the subject that perceives the constructs in order to find significations. The movements used, which make up the methodological frame, are cartography, the wandering of the flânerie, the creation of thematic collections, and dissection, which resulted in three constellations titled The powerful woman, The incapable woman, and The discarded woman. Thus, from the tension between the empirical object, the methodological movements, and the theoretical framework, this work seeks to present the different ways in which female (dis)empowerment is portrayed in the images, considering that the lasting and updating aspects found in them come from the contact between technology/technique and culture.;
Palavras-chave Daenerys Targaryen; Desempoderamento; Mulher; Feminismo; Comunicação; Disempowerment; Women; Feminism; Communication;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-05-05;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11760;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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