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Inovação pedagógica na educação básica: compreensões a partir dos diferentes protagonismos em uma escola da Rede Jesuíta de Educação

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metadataTrad.dc.contributor.author Rosier, Mariangela Oliveira Lago;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3713293424500821;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Ghisleni, Ana Cristina;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Inovação pedagógica na educação básica: compreensões a partir dos diferentes protagonismos em uma escola da Rede Jesuíta de Educação;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação apresenta um estudo sobre inovação pedagógica na Educação Básica, os pressupostos que contribuem para sua concretização, as compreensões e possibilidades a partir dos diferentes protagonistas, atores do processo educativo. Esta pesquisa lança o olhar para o contexto educacional e toda potência da diversidade e pluralidade de um cotidiano dinâmico dos atores pedagógicos: alunos, docentes e gestores. No campo teórico, inspira-se fortemente nos indicadores de inovação pedagógica de Maria Isabel Cunha e em outros importantes aportes teóricos, como Jaume Carbonell, Mônica Thurler, Francisco Imbernón e demais estudiosos. À luz do referencial teórico, o percurso metodológico buscou compreender o processo de ensino e aprendizagem e desvendar a inovação pedagógica a partir da análise de documentos legislatórios e institucionais eleitos e da interpretação, através da análise textual discursiva, das narrativas de alguns dos protagonistas da comunidade educativa estudada, a partir da aplicação dos questionários eletrônicos. No caso do Colégio Antônio Vieira, campo empírico desta investigação, foram eleitos alunos e professores do 6º ano e do 7º ano do Ensino Fundamental e gestores de diferentes séries. Os dados foram organizados em cinco categorias de análise: compreensões da inovação pedagógica; compreensões dos diferentes protagonismos na inovação pedagógica; tensões nas/para as práticas inovadoras; experiências inovadoras potentes e aprendizagens geradas; ampliação do olhar investigativo – articulação dos dados qualitativos e quantitativos. O uso do software NVIVO aprofundou a leitura analítica dos dados qualitativos e gerou novos códigos, aqui denominados de elementos indicadores das práticas inovadoras. As análises permitiram concluir que há, na escola investigada, uma cultura de inovação educativa, com investimentos robustos no processo formativo dos educadores, nas ações curriculares e nos ambientes de aprendizagem à luz dos princípios norteadores da educação jesuíta e do diálogo com a contemporaneidade; que os atores pedagógicos (alunos, professores e gestores) atuam como protagonistas das práticas pedagógicas inovadoras e que é importante alargar a compreensão dos pressupostos que ancoram os movimentos de inovação com vistas à concretização de um processo sistêmico, potencializando as mudanças paradigmáticas e superando, assim, a perspectiva de ações inovadoras pontuais. Essas reflexões redundaram no plano de intervenção aqui denominado de Mapa da Inovação, que intenciona apoiar a escola na qualificação do projeto político-pedagógico, com vistas a avançar nas estratégias formativas reflexivas e na ampliação das práticas inovadoras.;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertation presents a study on Pedagogical Innovation in Basic Education, the assumptions that contribute to its concretization, the understandings and possibilities from the different protagonists, actors of the educational process. This research delves into the educational context and the full potency of the diversity and pluralism of a lively, dynamic dayto-day life and the propelling action of the pedagogical actors: students, teachers and managers. In the theoretical field, it is strongly inspired by the indicators of pedagogical innovation by Maria Isabel Cunha and other important theoretical contributions, such as Jaume Carbonell, Mônica Thurler, Francisco Imbernón and other scholars. In the light of the theoretical framework, the methodological course analyzed, sought to understand the teaching and learning process and unveil the pedagogical innovation from the analysis of elected legislative and institutional documents and the interpretation, through the discursive textual analysis of the narratives of some of the protagonists of the educational community studied, from the application of electronic questionnaires. In the case of Colégio Antônio Vieira, the empirical field of this investigation, students and teachers from the 6th and 7th grades of Elementary School and managers of different grades were elected. The data was organized into five categories of analysis: understandings of pedagogical innovation; understanding of the different roles in pedagogical innovation; tensions in innovative practices; powerful innovative experiences and learning generated; widening oh the investigative perspective – interaction between qualitative and quantitative data. The use of the NVIVO software deepened the analytical reading of the qualitative data and generated new codes, here called indicative elements of innovative practices. The analysis allowed to conclude that in the investigated school exists a culture of educative innovation with robust investments in the formative process of the educators, curricular actions and the learning environments in light of the guiding principles of the jesuit education and dialogue with contemporaneity; that the educational actors (teachers, students and managers) act as protagonists in the innovative pedagogical practices and it is important to expand the comprehension of the assumptions that anchor the movements of innovation aiming to concretize a systematic process potentiating the paradigm changes, thus overcoming the perspective of punctual innovative actions. This reflection resulted in the intervention plan, here called Innovation Map, that intends to assist the school in the qualification of the political pedagogical project aiming to advance in the reflexive formative strategies and concretization of the innovative practices;
metadataTrad.dc.subject Inovação pedagógica; Protagonismos; Práticas pedagógica; Gestão educacional; Educação básica; Ações curriculares; Pedagogical innovation; Protagonisms; Pedagogical practices; Educational management; Basic education; Curricular actions;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-05-24;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Colégio Antônio Vieira;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11866;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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