RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série

Mostrar registro simples

Autor Leites, Carmen Becker;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8216215238601294;
Orientador Knijnik, Gelsa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8744369266395118;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série;
Resumo Esta dissertação tem como propósito problematizar uma experiência pedagógica realizada com alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da escola Dr. Ramiro Fortes Barcelos, situada na vila da PEJ, no município de Charqueadas, estado do Rio Grande do Sul. A experiência teve como centro a cultura da violência, e sua análise foi realizada tendo como suporte o campo da Etnomatemática e as teorizações contemporâneas sobre currículo. Apoiada nesse referencial, busquei dar sentido ao que enunciaram sobre a violência aqueles que participaram do trabalho pedagógico desenvolvido em aproximadamente 100 horas/aula. A dissertação está organizada em quatro capítulos. No primeiro, descrevo a construção da pesquisa através do relato da minha trajetória pessoal, profissional e acadêmica e apresento o campo teórico que me ajudou a realizar a parte empírica e posteriormente analisá-la. No segundo capítulo, descrevo o contexto onde se realizou o estudo e relato a parte empírica da pesquisa. Apresento a história da cidade de Charque;
Abstract This dissertation has as intention to problematize a pedagogical experience developed with students of a 5th grade of the elementary public school Dr. Ramiro Fortes Barcelos, situated in the village of the PEJ – State Prision of Jacuí, in the city of Charqueadas, state of Rio Grande do Sul. The experience had as center the culture of the violence, and its analysis was supported by the field of Etnomathmatics and the contemporary curriculum theories. Based on this referential, I searched to give sense to what was enunciated about the violence by those who had participated of the pedagogical work, in approximately a hundred class/hours. The dissertation is organized in four chapters. In the first one, I describe the construction of the research through the history of my professional and academic trajectory and present the theoretical field that helped me to develop the empirical part and later to analyze it. In the second chapter, I describe the context where the study was developed and report the empirical par;
Palavras-chave cultura da violência; currículos; escola; etnomatemática; experiencia pedagógica;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2005-11-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1886;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística