RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS

Mostrar registro simples

Autor Ely, Vanessa Delving;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5880507935404970;
Orientador Cunha, Maria Isabel da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0157149133885713;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Saberes mobilizados pelos docentes em suas práticas avaliativas: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Lajeado - RS;
Resumo A avaliação da aprendizagem constitui-se num tema recorrente no campo pedagógico e motivo de preocupação para os professores e sistemas educativos. Essa condição estimula pesquisas acadêmicas e institucionais, imbricando-se com os saberes docentes e seus modos de produção. Nesse contexto, insere-se este estudo, que procura refletir sobre a prática avaliativa dos professores que atuam no ensino fundamental em escolas da rede pública do Município de Lajeado (RS), especialmente no que diz respeito aos saberes mobilizados pelos professores nas suas práticas avaliativas. A complexidade do tema exigiu a eleição de alguns recortes que propiciaram entendimentos, numa dimensão histórica e cultural, abrigada na subjetividade dos professores, seus protagonistas. Nesse sentido, deu-se especial destaque a questões como: seriam os professores apegados a práticas avaliativas vividas em suas trajetórias escolares? Estariam reproduzindo uma proposta do sistema ou direção da escola ao avaliar? Que concepções de avaliação perme;
Abstract The evaluation of learning constitutes in one theme recurrent the pedagogic camp and it is motive of preocupation to the teachears and also to the educatives systems. This condition stimulates institucionals and academics researches, relating with the faculties knowledge and its ways of production. In this context, fills in this study that thinks over evaluation practice from the teachers who work in the fundamental teaching in public branches schools in Lajeado borough, specialy concern about knowledge mobilised from the teachers in their evaluation practice. The complexity of the theme required an election of some cuttings that enable understanding in one historic and cultural dimension, sheltered in the subjectively of the teachers, their protagonists. In this meaning was given special show up to the questions like: would be the teachers attached to the evaluation practice vivid in theirs scholars walk? Would be them reproducing a proposal of the system or direction of school to evaluate? What do concep;
Palavras-chave avaliação; escolar; formação; professor; aprendizagem; evaluation on action; faculties knowledge; faculty education; fundamental teaching; practice in the evaluation; evaluation of learnig;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-12-12;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1915;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística