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Equipes diretivas do município de Esteio: gestão democrática e qualidade da educação

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metadataTrad.dc.contributor.author Mantay, Carla;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8602880758530848;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Werle, Flávia Obino C.;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8006653453139072;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Equipes diretivas do município de Esteio: gestão democrática e qualidade da educação;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação focaliza uma forma de operacionalizar a gestão democrática no âmbito de organizações escolares públicas de educação básica em uma gestão escolar realizada não por um indivíduo, mas por um coletivo designado “equipe diretiva”. Este trabalho analisa a gestão democrática em articulação com a qualidade da educação, considerando as “equipes diretivas” como autores e atores importantes na política educacional do município. O quadro teórico identifica os ciclos de políticas em nível global e local e suas implicações nas práticas dessas equipes. O trabalho teórico resgata textos legais sobre os conceitos de equipe diretiva, gestão democrática e qualidade e discute as políticas sob pontos de vista inter-relacionados: retoma como foram produzidas e aplicadas as regras que orientam as ações das equipes diretivas e os modos como as equipes as compreendem, se apropriam delas e as transformam. São, portanto, discutidos os vários contextos das políticas e como as equipes diretivas se colocam nesses contexto;
metadataTrad.dc.description.abstract This work focuses on a form of operationalise the democratic management in the framework of public school organizations of basic education, in a school management not carried out by an individual, but by a collective designated " directive staffing ". This work analyzes the democratic management in conjunction with the quality of education, whereas the " directive staffing " as authors and important actors in educational policy of the city. The theoretical framework identifies the cycles of policies in local and global level and its implications to the practice of such teams. Theoretical work recovers legal texts on the concepts of staffing directors, democratic management and quality and discusses the policies under views inter-related: retaking how were produced and applied the rules governing the action of teams guidelines and the ways the teams understand, incorporate and process them. Therefore, various contexts of policies and as the teams commands arise in these contexts, as actors and authors of its;
metadataTrad.dc.subject equipes diretivas; qualidade da educação; gestão democrática; directive staffing; quality of the education; democratic management;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Humanas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2009-04-02;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1978;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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