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Professoras das séries iniciais falam sobre crianças que ocupam a posição de ser/estar gordas

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Autor Winsch, Mara Adelaide Lemos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6509356335265569;
Orientador Knijnik, Gelsa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8744369266395118;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Professoras das séries iniciais falam sobre crianças que ocupam a posição de ser/estar gordas;
Resumo Esta dissertação é produto de uma pesquisa realizada com o propósito de analisar como professoras que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental descrevem as crianças que ocupam a posição de ser/estar gordas, buscando compreender algumas das implicações dessas descrições para a educação nutricional escolar. A expressão ser/estar gorda foi utilizada para atribuir ao corpo gordo um caráter não essencialista, não fixo, não depositando um olhar sob o corpo gordo na ótica do discurso médico, com base em medidas antropométricas. O material de pesquisa analisado consiste em entrevistas com estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, alunas de Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Nutrição e Saúde - FTM de Nutrição e Saúde e que atuam como professoras. A produção do material de pesquisa, assim como sua análise, foram realizadas tendo como apoio as teorizações do campo dos Estudos Culturais, em uma perspectiva pós-estruturalista, na vertente vinculada;
Abstract This study is the product of a research which aims to analyze how teachers who work in elementary schools describe children who are fat, trying to understand some of the implications of these concepts for an improvement in nutritional education in schools. The expression to be fat is being used to attribute to a fat body a non- essentialist character, not fixed, not assuming a medical view based on anthropometric measures. The research material analyzed consists of interviews with undergraduate students of Pedagogy belonging to the Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões as well as Nutrition and Health graduates who work as teachers. The research material as well as its analysis has been undertaken based on Cultural Studies of post-structural theories linked to Michel Foucault. The research presents some considerations on how the medical discourse creates obesity and its implications. It discusses the fat body, how a fat body is referred to in post-modern times, as well as when thinn;
Palavras-chave educação nutricional; obesidade; corpo gordo; nutritional education; obesity; fat body;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009-05-08;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1979;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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