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Autor Ferrony, Maria Cristina;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8341385790454937;
Orientador Fabris, Elí Teresinha Henn;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2961121430255733;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título As potências da arte contemporânea e a educação;
Resumo A arte contemporânea é apresentada neste texto como um meio potente na construção de singulares sentidos para o aprendizado que se efetua na vida. O foco da pesquisa está na análise de algumas obras de arte que, a partir de seus efeitos de superfície, promovem essas perspectivas diferenciadas que se dão a ver em alguns elementos específicos da arte contemporânea. As análises das obras “O Grande Vidro ou A noiva despida por seus celibatários, mesmo”, de Marcel Duchamp (1887 – 1968), “Corpo de Passagem”, de Vânia Mombach, “O Nascimento de Afrodite – sobre a origem e criação” de Dione Veiga Vieira, e “Carrinho de Boneca”, de Lia Menna Barreto, foram realizadas buscando-se uma aproximação com as filosofias da diferença, utilizando-se como aportes teóricos alguns conceitos filosóficos de Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze, Felix Guattari e Maurice Blanchot e teorias de arte de autores diversos desse campo. Com as análises, realizadas sem um traçado uniforme relativamente ao método, é reconhecida uma série de sent;
Palavras-chave arte-vida; educação; fora; rizoma; sem-sentido; transvaloração; arte contemporânea;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009-08-07;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1984;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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