Autor |
Rodrigues, Heloiza; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1038561727506478; |
Orientador |
Cunha, Maria Isabel da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0157149133885713; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O peão vermelho no jogo da vida: o professor iniciante de história e a construção dos saberes docentes; |
Resumo |
O estudo enfocou a condição inicial da docência e os saberes que são construídos e mobilizados pelos professores iniciantes da disciplina de História. Teve origem em inquietações vividas pela pesquisadora, a partir da trajetória por ela percorrida, após a conclusão de seu Curso de Licenciatura. O “choque de realidade” anunciado por TARDIF, (2002) se desencadeou na primeira experiência de prática profissional com alunos participantes de um Projeto de Educação de Jovens e Adultos. Compartilhando sua experiência com demais professores iniciantes, percebeu similaridade de reações e consolidou o interesse investigativo que se propôs a tentar compreender como são construídos os saberes docentes do professor iniciante que ministra a disciplina de História e quais os caminhos percorrido por eles para a construção destes saberes. A pesquisa apoiou-se em teóricos que exploram os saberes docentes e a formação de professores, dando especial atenção ao enfoque do professor principiante. Carlos Marcelo Garcia, Maurice Tard; |
Palavras-chave |
formação inicial de professores; professores de história; professores iniciantes; professores principiantes; saberes docentes; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2010-02-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1991; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |