RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O peão vermelho no jogo da vida: o professor iniciante de história e a construção dos saberes docentes

Mostrar registro simples

Autor Rodrigues, Heloiza;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1038561727506478;
Orientador Cunha, Maria Isabel da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0157149133885713;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O peão vermelho no jogo da vida: o professor iniciante de história e a construção dos saberes docentes;
Resumo O estudo enfocou a condição inicial da docência e os saberes que são construídos e mobilizados pelos professores iniciantes da disciplina de História. Teve origem em inquietações vividas pela pesquisadora, a partir da trajetória por ela percorrida, após a conclusão de seu Curso de Licenciatura. O “choque de realidade” anunciado por TARDIF, (2002) se desencadeou na primeira experiência de prática profissional com alunos participantes de um Projeto de Educação de Jovens e Adultos. Compartilhando sua experiência com demais professores iniciantes, percebeu similaridade de reações e consolidou o interesse investigativo que se propôs a tentar compreender como são construídos os saberes docentes do professor iniciante que ministra a disciplina de História e quais os caminhos percorrido por eles para a construção destes saberes. A pesquisa apoiou-se em teóricos que exploram os saberes docentes e a formação de professores, dando especial atenção ao enfoque do professor principiante. Carlos Marcelo Garcia, Maurice Tard;
Palavras-chave formação inicial de professores; professores de história; professores iniciantes; professores principiantes; saberes docentes;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-02-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1991;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística