RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

As condições para a emergência e a formação de lideranças pelo Orçamento Participativo na perspectiva de Freire e Gramsci

Mostrar registro simples

Autor Herbert, Sérgio Pedro;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0035063782750705;
Orientador Streck, Danilo R.;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2250864123409266;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título As condições para a emergência e a formação de lideranças pelo Orçamento Participativo na perspectiva de Freire e Gramsci;
Resumo Esta tese analisa algumas condições de emersão e formação de lideranças a partir da experiência do Orçamento Participativo no Estado do Rio Grande do Sul e no Município de Barão. Apresenta a base histórica e cultural de vivência comunitária do povo da Região do Vale do Caí. Trata-se de uma construção coletiva fomentada pelo cultivo de valores religiosos e comunitários que se refletem na participação política promovida pelo Orçamento Participativo (OP). Analisando condições de liderança em Gramsci e Freire, constata-se que o OP, uma forma participativa na tomada de decisões sobre investimentos e políticas públicas, favorece o despertar de lideranças políticas e sociais. Com o surgimento de novos municípios a partir do ano 1982, a população interiorana aproximou-se do poder público e alterou a relação com as lideranças comunitárias que passaram a ocupar funções administrativas. Surge a necessidade de uma organização pública que abrange um território além dos limites da comunidade. O que há duas décadas estava d;
Palavras-chave administração popular; administração pública; liderança comunitária; liderança política; participação comunitária; orçamento participativo;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2007-02-28;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2059;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística