RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Experiência estética e memórias de escola-"Porque é de infância...que o mundo tem precisão"!

Mostrar registro simples

Autor Redin, Marita Martins;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9233717211917711;
Orientador Fischer, Beatriz T. D.;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4948105804186093;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Experiência estética e memórias de escola-"Porque é de infância...que o mundo tem precisão"!;
Resumo A dimensão estética como indispensável para fazer diferença no mundo e, em especial, nos processos educativos – eis a idéia básica defendida ao longo deste trabalho. Argumenta-se que uma experiência estética só é possível em escola que considera as crianças como atores sociais, protagonistas da história, sujeitos produtores de culturas. Nesta perspectiva, a pesquisa investiga marcas que permaneceram na memória de um grupo de ex-alunos - hoje jovens em torno de vinte e poucos anos - ao relembrar seus tempos de infância vividos numa determinada instituição educativa, o Centro Educacional Monteiro Lobato, de Viçosa, Minas Gerais, nas décadas de 80/90 do último século. A base empírica, derivada de procedimentos operacionais processados via internet, evidencia como alunos e alunas que passaram por esta escola, que tinha como foco “educar com arte”, restauram suas memórias reconstituindo um percurso marcado por experiências de estesia. A autora, partindo de suas próprias memórias de tempos idos, desdobra referencia;
Abstract The essential aestheticism dimension in order to make the difference in the world and in special, in the educational processes is the basic idea stood up for this research. It is commented that an aestheticism experience is only possible at a school that considers children as social actors, story protagonists and people who produce cultures. In this perspective, the research investigates marks that remain in the memory of a group of ex-students when they recall their childhood times lived in a certain educative institution called Centro Educacional Monteiro Lobato that is located in Viçosa, Minas Gerais during the decades of 80/90 from the last century. Today, these ex-students are young people in at about twenty years old. The empirical base originated from operational proceedings processed by Internet proves as the students who passed for this school, that was focused in "educate with art", recovered their memories reconstructing a route made by experiences. The author based in her own memories regarding to;
Palavras-chave escola; experiência estética; infância; processos educativos; memórias; aestheticism experience; childhood; educational processes; school; memorys;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2008-03-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2078;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística