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Práticas educativas escolares de enfrentamento da exclusão social no meio rural: a pedagogia da alternância e a casa familiar rural em Frederico Westphalen

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Autor Pacheco, Luci Mary Duso;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5121205972510282;
Orientador Streck, Danilo R.;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2250864123409266;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Práticas educativas escolares de enfrentamento da exclusão social no meio rural: a pedagogia da alternância e a casa familiar rural em Frederico Westphalen;
Resumo A pesquisa sobre PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES DE ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO SOCIAL NO MEIO RURAL: A Pedagogia da Alternância e a Casa Familiar Rural em Frederico Westphalen tem como objetivo analisar qual o lugar da Pedagogia da Alternância, enquanto prática educativa desenvolvida nas Casas Familiares Rurais, na construção de uma nova organização escolar que possibilite o enfrentamento da exclusão social no meio rural, espaço marcado por desigualdades, privações, limitações, mas também, por oportunidades. A pedagogia da Alternância é uma proposta educativa que visa à formação integral do jovem rural no aspecto intelectual e profissional, enfatizando a iniciativa própria, a criatividade individual, o trabalho em equipe, o senso de responsabilidade, de cooperação e de solidariedade. A Pedagogia da Alternância estimula o aprender a viver com os outros e melhor interagir com o meio ambiente, estabelecendo relações entre sujeito, escola, comunidade e propriedade. Essa pedagogia possibilita ao aluno períodos de for;
Abstract The research on EDUCATIONAL SCHOOL PRACTICES IN FACING OF SOCIAL EXCLUSION IN RURAL AREAS: The Pedagogy of Alternance and the Rural Family House in Frederico Westphalen which aims to analyze the place of the Pedagogy of Alternance, while educational practice developed in the Rural Family Houses, in the construction of a new school organization that allows the facing of social exclusion in the rural area, space marked by inequality, deprivations, restrictions, but also for opportunities. The Pedagogy of Alternance is an educational approach that seeks the integral formation of rural youth in the intellectual and professional aspects, emphasizing the own initiative, individual creativity, teamwork, sense of responsibility, of cooperation and of solidarity. The Pedagogy of Alternance stimulates the learning to live with others and have a better interact with the environment, establishing relationships between subject, school, community and property. This pedagogy allows the student to have periods of complete t;
Palavras-chave educação no meio rural; exclusão social; sustentabilidade; pedagogia da alternância; education in rural areas; social exclusion; sustainability; alternance pedagogy;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2010-05-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2109;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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