RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A educomunicação cooperativa e o novo senso comum emancipatório: um estudo exploratório a partir do programa "a união faz a vida"

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Johann, Joni Josselito;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8083799613337564;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Veronese, Marilia Veríssimo;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9561090934034324;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A educomunicação cooperativa e o novo senso comum emancipatório: um estudo exploratório a partir do programa "a união faz a vida";
metadataTrad.dc.description.resumo O estudo explora como as diferentes inter-relações entre os campos de conhecimento da comunicação e da educação, que se configuram no assim denominado campo da educomunicação, podem favorecer o processo de educação cooperativa, fomentando o desenvolvimento do cooperativismo e da filosofia da cooperação. Abordando sociologicamente estas inter-relações, pretende-se contribuir na construção de um ideário de formação educomunicativa cooperativa contra-hegemônica e emancipatória, fundamentado, sobretudo, nas idéias do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Para tanto, explora-se empiricamente o programa “A União Faz a Vida” do Sistema Sicredi de crédito cooperativo. Os principais resultados apontam para o desconhecimento acerca da esfera educomunicativa por parte dos atores envolvidos no programa, embora neste existam experiências enquadráveis como educomunicativas; destaca-se, também, a educomunicação como um profícuo campo de investigação e produção do novo senso comum emancipatório, sendo uma ferrament;
metadataTrad.dc.description.abstract This study explores like the different inter-relations between the fields of knowledge of the communication and of the education, which are shaped in so called a field of the educommunicacion, can favor the process of cooperative education, promoting the development of the cooperativism and of the philosophy of the cooperation. Boarding sociologically these inter-relations, one intends to contribute in the construction of an ideas of formation educommunicative cooperative against-hegemonic and emancipation mean, based, principally, on the ideas of the Portuguese sociologist Boaventura de Sousa Santos. For so much, there is explored empirically the program “The Union Do the Life” of the system Sicredi of cooperative credit. The principal results point to the ignorance about the sphere educommunicative for part of the actors wrapped in the program, though in this there are experiences you were fitting how educommunicatives; there detaches, also, the educommunicacion as a useful field of investigation and produc;
metadataTrad.dc.subject cooperativismo; emancipação; sociologia das ausências; sociologia das emergências; tradução; educomunicação; cooperativism; emancipation; sociologies of the absences; sociologies of the emergences; translation; educommunicacion;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2007-08-29;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2131;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics