Autor |
Jacques Junior, Julio Cezar Silveira; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3216441382223685; |
Orientador |
Musse, Soraia Raupp; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Utilizando visão computacional para simular comportamentos de multidão de humanos virtuais; |
Resumo |
Este trabalho apresenta um modelo para extrair informações do mundo real, capturadas com a utilização de técnicas de visão computacional, no que tange acompanhamento
de indivíduos, com o fim de simular e validar comportamentos de multidões de humanos virtuais. Uma grande dificuldade ao se tentar reproduzir de forma realista (por meio de
simulação) o comportamento de uma multidão em um determinado espaço é informar para o modelo de simulação todos os atributos necessários para descrever o movimento
das pessoas virtuais. Além das características individuais e coletivas das pessoas poderem produzir uma grande variedade de comportamentos, tornando sua modelagem complexa,
o espaço também contém restrições que podem interferir no comportamento das pessoas. Neste trabalho é proposto um modelo onde pessoas do mundo real têm suas trajetórias capturadas de forma automática. Numa etapa de pós-processamento, as trajetórias capturadas são utilizadas para gerar campos de vetores velocidade que serão utilizados para aux; |
Abstract |
This study presents a model to extract information from the real world using computer vision techniques. In particular, we use tracking algorithms to extract the trajectories of filmed people, aiming to simulate and validate the behavior of virtual
human crowds.A great challenge when trying to reproduce in a realistic manner (by means of simulation) the behavior of a crowd in a determined space is to inform to the simulation
model all necessary attributes to describe the movement of virtual people. Individual and general features of people can produce a great variety of behaviors, making its modeling
complex. Furthermore, the space also contains restrictions that can interfere on people behavior. In this study it is proposed a model in which people from the real world have their trajectories captured in an automatic manner. In a post-processing step, captured trajectories are used to generate velocity fields that will be used to help in the calculation of
virtual human movement, providing more realistic s; |
Palavras-chave |
acompanhamento de objetos; animação comportamental; modelagem; simulação de multidão; background subtraction; crowd simulation; object tracking; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Exatas e da Terra; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2006-02-20; |
Agência de fomento |
Hewlett-Packard Brasil Ltda; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2220; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada; |