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Utilizando visão computacional para simular comportamentos de multidão de humanos virtuais

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Autor Jacques Junior, Julio Cezar Silveira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3216441382223685;
Orientador Musse, Soraia Raupp;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Utilizando visão computacional para simular comportamentos de multidão de humanos virtuais;
Resumo Este trabalho apresenta um modelo para extrair informações do mundo real, capturadas com a utilização de técnicas de visão computacional, no que tange acompanhamento de indivíduos, com o fim de simular e validar comportamentos de multidões de humanos virtuais. Uma grande dificuldade ao se tentar reproduzir de forma realista (por meio de simulação) o comportamento de uma multidão em um determinado espaço é informar para o modelo de simulação todos os atributos necessários para descrever o movimento das pessoas virtuais. Além das características individuais e coletivas das pessoas poderem produzir uma grande variedade de comportamentos, tornando sua modelagem complexa, o espaço também contém restrições que podem interferir no comportamento das pessoas. Neste trabalho é proposto um modelo onde pessoas do mundo real têm suas trajetórias capturadas de forma automática. Numa etapa de pós-processamento, as trajetórias capturadas são utilizadas para gerar campos de vetores velocidade que serão utilizados para aux;
Abstract This study presents a model to extract information from the real world using computer vision techniques. In particular, we use tracking algorithms to extract the trajectories of filmed people, aiming to simulate and validate the behavior of virtual human crowds.A great challenge when trying to reproduce in a realistic manner (by means of simulation) the behavior of a crowd in a determined space is to inform to the simulation model all necessary attributes to describe the movement of virtual people. Individual and general features of people can produce a great variety of behaviors, making its modeling complex. Furthermore, the space also contains restrictions that can interfere on people behavior. In this study it is proposed a model in which people from the real world have their trajectories captured in an automatic manner. In a post-processing step, captured trajectories are used to generate velocity fields that will be used to help in the calculation of virtual human movement, providing more realistic s;
Palavras-chave acompanhamento de objetos; animação comportamental; modelagem; simulação de multidão; background subtraction; crowd simulation; object tracking;
Área(s) do conhecimento Ciências Exatas e da Terra;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-02-20;
Agência de fomento Hewlett-Packard Brasil Ltda;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2220;
Programa Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada;


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