RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

As trajetórias e características do Youtube e Globo Media Center/Globo Vídeos: um olhar comunicacional sobre as lógicas operativas de websites de vídeos para compreender a constituição do caráter midiático da web

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Fischer, Gustavo Daudt;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fragoso, Suely;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title As trajetórias e características do Youtube e Globo Media Center/Globo Vídeos: um olhar comunicacional sobre as lógicas operativas de websites de vídeos para compreender a constituição do caráter midiático da web;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa objetiva, a partir da proposição de um olhar comunicacional, compreender o modo como a web se constitui como mídia tendo como base o exame das principais lógicas operativas de dois casos paradigmáticos de websites que apresentam vídeos em suas interfaces: Globo Media Center/Globo Vídeos, originado de um grupo de mídia fortemente estabelecido e de extrema relevância no Brasil, em grande parte devido à sua presença televisiva (as Organizações Globo) e YouTube, de caráter nativo à web em relação ao seu surgimento. Para o exame dessa questão, inicialmente desenvolvemos considerações sobre a relação do campo da Comunicação com os fenômenos da Internet, com ênfase na World Wide Web (web), localizando o surgimento de nossos observáveis e propondo três facetas para angulação de nosso olhar: banco de dados, mídia e ambiente de relacionamento. Após essas definições, partimos para a compreensão do papel do vídeo nas mídias e das trajetórias dos websites escolhidos e explicitação de suas lógicas operativas;
metadataTrad.dc.description.abstract The objective of this research is to understand how the web constitutes itself as a medium based on a proposition of a communicational approach and the exam of the most relevant proprieties of two paradigmactical cases of websites that present videos on their interfaces: Globo Media Center/Globo Vídeos, originated from a strong brazilian media group, whose importance is mostly related to their television presence (Organizações Globo) and YouTube, a website already originated in the web. In order to do this, we start by presenting issues regarding the relationship between the field of Communcation studies and the objects presented in the Internet, most likely the World Wide Web (web), pointing the moment that these websites appeared and indicating three sides that form our angle of observation: database, media and relationship environment. After these considerations, we move forward in order to place the role of video in media and understand the development of our chosen websites in time and present their prop;
metadataTrad.dc.subject comunicação; Globo Media Center; Globo Vídeos; interfaces; mídia; vídeo; YouTube; Web; communication; interfaces; medium; media;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2008-12-04;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2527;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics