Mostrar registro simples

Autor Suman, Katia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8839269246442375;
Orientador Brittos, Valério Cruz;
Lattes do orientador BRITTOS, V.C.;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock;
Resumo Essa dissertação trata da questão da radiodifusão de música no Brasil, focando atenção na prática conhecida como jabá, através da qual se estruturam as relações entre a indústria fonográfica e os meios de comunicação. Trata-se, mais especificamente, da análise da programação das rádios Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock, emissoras que lideravam a audiência entre os jovens na cidade de Porto Alegre no período de observação, abril, junho e agosto de 2005. A pesquisa analisa como é organizado e difundido o mercado de música destinada ao público jovem no Brasil, a partir destes três casos, suas implicações econômicas e sociais e como esta realidade se estrutura, baseada na acumulação de capital e sua vinculação ao grande mercado fonográfico mundial. Para tanto discute o processo de globalização e o atual estágio do capitalismo, focando a relação entre o campo econômico e o campo da comunicação, porque é nessa intersecção que reside a construção de um modelo hegemônico de produção e circulação de capital. O estudo, c;
Abstract This dissertation studies the issue of music broadcasting in Brazil, focusing in the known practice called payola, through which the relations between the music industry and the means of communication are structured. It is, more specifically, an analysis of the program schedule of Atlântida, Jovem Pan and Pop Rock radio stations, which were the stations with the leader audience among young people in the city of Porto Alegre during the observation period, April, June and August 2005. This research analyses how the music market aimed at the young audience in Brazil is organized and diffuse, taking the three cases above, studying their economic and social implications; and how this reality is structured, based on the capital accumulation and its connection with the large phonographic market worldwide. In order to do that, this project discusses the globalization process and the current stage of capitalism, focusing on the relation between the economic field and the communication field, because it is in this inte;
Palavras-chave análise; indústria fonográfica; jabá; jovem; mercado; mercado musical; música; programação; Rádio Atlântida; Rádio Jovem Pan; Rádio Pop Rock; radiodifusão;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-11-24;
Agência de fomento Bolsa para curso e programa de Pós Graduação;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2613;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística